sexta-feira, julho 08, 2005

A Minha VESPA ...


Tenho 35 anos de idade e sou Vespista assumida. Conduzo pelas ruas desta linda Lisboa o veículo de duas rodas mais charmoso e ternurento do mundo.

Juntamente com a minha GRANDE AMIGA, Vespinha (http://vespinha.blogspot.com/) que, para fazer jus ao nome, também pilota orgulhosamente a sua Vespa, de nome Matilde, desbravamos aos fins de semana kilometros de estradas com o ar mais satisfeito do mundo, sempre a sorrir, porque é impossível não se sorrir quando se conduz semelhante veículo.

A Vespa é uma mota com história, e faz parte integrante do mundo das duas rodas, com inteira justiça.

Não há melhor maneira de começar o dia do que subir para aquele assento, carregar no botão da ignição e ouvir o poc, poc, poc, poc, do seu motorzinho a funcionar ... sair da garagem com um ar de que todo o mundo é nosso e contornar, um por um, as dezenas (largas) de carros que estão fastidiosamente em filinha indiana à espera de melhor sorte, do que aquela a que são votados ao terem que estar aos minutos largos sem sair do mesmo lugar.

No caminho matinal, o desfilar de sensações é enorme, tudo parece diferente sem as barreiras que representam os vidros do carro. As pessoas que andam na rua, as pessoas que estão dentro dos carros, os barulhos, os semáforos, as vozes, as cores, os cheiros, as casas, a luminosidade, enfim, todos os sentidos estão mais vivos e a natureza deixa vislumbrar na plenitude a sua paleta de cores.

E a minha viagem prossegue a bom ritmo, um ritmo compassado, sem pressas, sem stress. Porque a Vespa representa totalmente a filosofia do «devagar se vai ao longe», sempre na sua calma, as ruas e avenidas são rompidas do princípio ao fim, sempre ao som do poc, poc, poc, poc do motor, que me acompanha e parece já fazer parte de mim.

Deixo-me levar por ela, sem me dar conta que é por minha causa que se desloca ...

O vento bate-me na cara e trás com ele o cheiro da terra molhada e da erva acabadinha de ser refrescada pela água num qualquer jardim... e o que eu gosto do cheiro da terra molhada ... sorrio de novo, se é que por algum momento deixei de sorrir desde que sai de casa, e continuo... reparo que estou quase a chegar e penso como o tempo passou depressa ... time flies when you’re having fun ...

Tudo nesta mota me fascina ... o modelo em si, o barulho do motor, os acessórios, a posição de condução, o famoso “aventalinho” que faz que as meninas a possam conduzir à vontade, mesmo de saia ... é a mota mais unissexo do planeta e arredores.

Tive o privilégio de ir, com a minha Grande Amiga Vespinha, ao EUROVESPA 2004, o grande evento que reuniu em Lisboa no dia 11 de Julho de 2004 Vespistas de toda a Europa e de todas as idades. E que bom foi ver alguns casais com mais de 60 anos orgulhosamente sentados ao volante da sua mota, a deixarem-se fotografar com o ar mais ternurento desta vida, juntamente com os seus filhos e os seus netos, todos Vespistas.

Foi uma das experiências que seguramente vou guardar até aos fim da minha vida. Éramos larguíssimas centenas e invadimos Lisboa com motas de todas as cores e com modelos dos mais antigos aos mais recentes. Fomos a desfilar orgulhosos da Torre de Belém até à Expo, e por onde passávamos a alegria era contagiante, e as reacções dos transeuntes espelhavam a beleza que a mota deixa transparecer.

Foi um dia descontraído, divertido, sem pressas, alegre, risonho, leve, inesquecível, único e do mais ternurento que pode haver, um dia de paz.

Porque esse é o espírito dos Vespistas.

Caracol Vespúcio

10 comentários:

Anónimo disse...

Tenho medo de andar de mota, motorizada, e todas essas coisas...
Mas aprecio esse brinquedinho!
Até porque tem um design fabuloso, e soube envelhecer!

;)

Mocho Falante disse...

É mocho que sonha com a sua penugem ao vento montado numa vespa (entenda-se na motoreta..nada de confusões com vespinha....)

Isabel Magalhães disse...

Não tenho medo e até gosto... comprei uma acelera Peugeot à minha filha e uma LC DT ao meu filho e andei bastante com eles mas ainda bem que essa fase já passou e agora anda tudo com "alguma chapa envolvente"! :)

Beijinhos, Caracolinha.

P.S. "Eat your heart out"... guess what! Tive de presente XUTOS & PONTAPÉS ao vivo no Pavilhão Atlântico - Edição Especial 1 dvd e 2 cd's audio.
Tem sido uma tarde "a abrir"! ahahah!

Nilson Barcelli disse...

Também considero a Vespa uma moto diferente de todas as outras, com personalidade própria.
Nunca andei de moto, aliás andei duas veyes, a primeira e a última, num trajecto que durou uns 5 metros: a moto foi-se e eu fiquei para trás...
Gostei do teu blogue, que nao conhecia.
Beijinhos.

Anónimo disse...

Pessoalmente, não gosto mto de motas. Tive uma quando era "chavala" e só andei nela meia dúzia de vezes. Nunca gostei da sensação de ser para-choques... ;) Bjinhos***

SL disse...

Adorei a música...e a "sua" vespa.
Jinhos, ainda bem que gostou!

Anónimo disse...

É a maior companheira de estrada!
O ar fresco,a liberdade, os cheiros...tudo tão intenso!

As minhas manhãs mudaram radicalmente desde que tenho a Matilde (a minha Vespa)!

Nela relaxo, tomo decisões,acalmo-me,choro,sorrio.Torno-me mais humana.

Porque a Vespa não é uma mota.
A Vespa é uma forma de vida!!

A Vespinha (para sempre) Vespista

Dilbert disse...

Olá... adoro andar de mota :) mas nunca tive oportunidade de andar numa scooter :(
O meu pai tinha uma scooter e exactamente da marca Vespa :) isto no início (anos 50/60) quando elas eram muito simples... hoje em dia existe cada modelo de scooter... e isto sem nada de tunings personalizados... não admira que se tenham tornado numa moda por tempo indeterminado... decididamente, um dia tenho de experimentar...
Bjs e até já...

th disse...

Eu costumo dizer que a 1ª vez que andei de mota, engravidei...lol, isto em 1956
enjoei todo o tempo e passados 9 meses nasceu a minha filha... Talvez por isso nunca gostei de andar de mota, por enjoar e não me sentir segura. Já a minha filha, e filho, adora!
Eu sou mais de sentir chapa à volta...beijoka, th

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » » »