quinta-feira, julho 14, 2005

« Afundação » ...


Foi anunciado, no início do mês, pela mão do Presidente do Conselho de Administração da Fundação Gulbenkian, a extinção IRREVERSSÍVEL da companhia de Ballet dessa instituição, que, por acaso, já contava com uns respeitáveis 40 anos.

O fim da companhia foi enquadrado num panorama de reestruturação - adoro a palavra «reestruturação», esta palavra tem o seu equivalente no mundo do vestuário ao saudoso «vestido preto» da ainda mais saudosa Ivone Silva. Dizia ela, na altura, qualquer coisa do tipo: «com um simples vestido preto, eu nunca me comprometo». O mesmo acontece com as reestruturações. Basta usar-se esta palavra para todos ficarmos de boca aberta a sermos apanhados desprevenidos e sem sabermos bem, nem como nem por onde começar a reagir.

Pode haver quem pense: ora então mas para que é que uma Fundação como a Gulbenkian há-de estar para aqui a sustentar estas mariquices ???? Parece-me muito natural, até porque se trata apenas de um grupo de raparigas com umas sainhas esquisitas e uns rapazotes com um ar muito suspeito com uns collanzinhos apertados que andam para ali aos pulinhos em cima de um «palanque» ... não é ????

Até pode ser para quem não saiba que, para se poder chegar onde eles chegaram são necessários muitos anos de trabalho empenhado. Muitas horas de prática que requerem uma capacidade física e uma concentração acima da média. Muito esforço, suor e lágrimas. Muito amor. E como em tudo aquilo que é feito com amor, a compensação ou a frustração são directamente proporcionais ao empenho e ao afinco do trabalho diário.

Parece-me perfeitamente lógico que, num país como o nosso, se continuem a gastar milhões larguíssimos de euros muitos deles vindos directamente dos cofres do estado (ou, por outras palavras, dos nossos bolsos) em anedotas pegadas como sejam o caso: dos estádios de futebol – uns deles a serem utilizados meia dúzia de vezes por ano, como o estádio do Algarve; em submarinos, que dão um jeitão a qualquer português que more na outra banda para atravessar o rio em dias de greve da Transtejo; em operações militares de treino das forças armadas com nomes tão pomposos como «operação rato mickey» em que se vêm meia dúzia de marmanjos, com um bom cabedal para irem limpar umas matas afim de se evitarem os incêndios que nos devastam todos os anos, a brincar aos barquinhos e aos aviões e a dizerem para um walkie talkie coisas tão interessantes para a estratégia militar cá do burgo como: «alô rato mickey, daqui fala o pato donald ...escuto...», e numa série de outras barbaridades que nos fazem cair o queixo quase ao chão quando somos brindados com os noticiários.

O que não há, no meio disto tudo, é lugar para o trabalho sério, que projecta com orgulho, e pela melhor via possível, o nome de Portugal no mundo. Se calhar é porque já nos acomodamos ao estatuto de cauda da europa, a sermos os coitadinhos, os pobretanas. Já nos habituámos a estar só em primeiro lugar apenas ao nível do consumo de álcool, violência doméstica, violência e ausência de legislação sobre os direitos dos animais, maus tratos em prisões e por ai adiante.

Olhando para o site da Fundação lê-se que se trata de uma Instituição de utilidade pública com diversos fins, entre eles a Arte ... bem, apesar de não ser uma expert, muito longe disso, acho que o Ballet é uma arte. Muito nobre por sinal. O problema é que com o fechar desta porta muita gente vai engrossar ainda mais as fileiras dos desempregados neste já tão pobre panorama cultural. Se existem valores, se existe vontade de trabalhar, se continuamos a ver profissionais empenhados porquê então fechar esta importante porta ??

Exceptuando as honrosas excepções que se foram manifestar junto à Gulbenkian, onde estão os restantes políticos e responsáveis governamentais nestas horas para nem sequer mexerem uma palha no sentido de pressionar e dissuadir decisões incompreensíveis como estas ????

Devem estar a fazer aquilo que melhor sabem fazer ... quase nada.

Caracol Dançarino

19 comentários:

Abelhinha disse...

Fiquei chocadissima com isso.

Senti que tinha irremediavelmente entrado na 5ª dimensão e não tinha recebido o postal em casa.

Anónimo disse...

Também concordo contigo e não é preciso ser expert para perceber que é triste/mau acabarem com o ballet em Portugal.
Eu infelizmente nunca fui a um espectáculo,devido aos preços e também por falta de oportunidade,mas sempre admirei as pessoas que dão corpo à tal arte.
Penso que Portugal está mais pobre.

SaoAlvesC disse...

portugal está de uma pobreza atroz!

uma companhia de sucesso não se extingue porque sim, com bailados em agenda e tudo! é mais que chocante, é vergonhoso!

Mocho Falante disse...

Meus amigos, se querem gastar dinheiro e verem pernas, vão ao futebol, agora Ballet, francamente, aliás até cá supeito que a tão respeitada fundação irá adquirir algumas acções de uma SAD qualquer com os parcos euros que vai habilmente poupar, paraben Gulbenkian, só lhe fica bem estas atitudes

Tenho dito!

ASS: Mocho Revoltado

Kalinka disse...

CARACOLINHA:

Chegámos a uma situação que já tudo é normal sendo «anormal»...
Pois este País está a ser governado por pessoas normais que não passam de «anormais»...sempre foi assim e não vai mudar agora, quem lá está no seu belo posto só trabalha para o seu próprio bolso e o resto que «se lixe..!! é o k temos visto, como agora os estudos para um novo aeroporto e o TGV, nada disto é necessário, querem estar à altura de outros países da Europa então k estejam noutras coisas, como os níveis de salários e/ou benefícios à saúde, só pedia isto para começar...em vez de andarem há 6 anos a «estragar dinheiro» com estudos de um novo aeroporto na OTA, será k este não chega para as encomendas???
HÁ OUTRAS PRIORIDADES.
Mas, sobre a GULBENKIAN já lá trabalhei bem perto e vi imensas exposições de PINTURA e ESCULTURA, nunca lá fui ver BALLET, mas quando passo lá de carro aos sábados à noite bem vejo a quantidade de pessoas a entrar para ver algum espectáculo magnífico...enfim! Chega.
Desculpa o meu desabafo, mas tinha necessidade de o fazer. Perdoa-me se não gostaste. Beijinho.

Bastet disse...

Desde míuda que assistia às temporadas de ballet da Gulbenkien que, para os estudantes, havia 50% de desconto! Este País ficou decididamente mais pobre. :(

Anónimo disse...

Acho que querem acabar com os artistas...
POr terem a mania de artista...
La vou eu também, antes de começar...

:(

Sei lá o que pensar!
Simplesmente, é triste!

Eu, nos dias de hoje disse...

És elogiosa para os politicos... pois dizer que fazem quase nada, nos últimos anos é um elogio, tendo em conta os critérios de gestão e administração que seguem, era previsível que não tomassem medidas impeditivas a esse triste final... Aos poucos vão se perdendo coisas muito importantes... nós portugueses perdemos coisas importantes relacionadas com a cultura, a educação e a nossa história com muita facilidade.

Isabel Filipe disse...

Caracolinha....
Bom dia...
É deveras chocante esta atitude da Gulbenkian....
Adorei o teu texto... sem dúvida somos um "povo acomodado"...acho que todos nós temos a nossa dose de culpa no que vai acontecendo por este País.
Bjs.

P.S.: Vou linkar-te... adoro os teus textos...

Isabel Magalhães disse...

Caracolinha,

bom dia!

BRAVO!!!! Excelente texto, quiça benévolo para quem nos (des)governa mas se governa.

Não imaginas a tristeza... logo eu que tenho - já não sei se tenho :( - pela Gulbenkian a maior ternura pelo apoio dado às ARTES. Ainda andei a espalhar e-mails, a denunciar a situação aos mais distraídos ou atarefados, mas parece que em vão.

MEU POBRE PORTUGAL CADA VEZ MAIS POBRE!

Beijinho choroso, triste, envergonhado, desiludido, desanimado, preocupado, desolado, revoltado.

Vespinha disse...

E eu que já tinha comprado o maiôt, o tutu e as sapatilhas de pontas para a próxima temporada!

Agora a sério!

Vivemos num completo desgoverno!

A vespinha boicotada!

Caracolinha disse...

Querida maker, falo para ti em primeiro lugar para te dizer que, apesar de devagarinho porque sou uma caracolinha, vou a caminho do teu blog para assinar a petição.

Beijinho Encaracolado, é bom ver-te por aqui.

Querida Kalinka, nunca se pede desculpa por se dizer aquilo que se sente. Que bom sentires-te aqui à vontade para exprimires a tua opinião. Gosto. Assim é que deve e tem que ser.

Beijinho com caracóis dos meus

Abelhinha, ultimate, pandora, mocho, bastet, guevara, álvaro, isabel, im e vespita ... obrigada a todos e uma valente beijoca com caracolinhos à mistura ~:o)

Anónimo disse...

Minha linda caracoletinha!!!
Que saudades que eu tinha de ler os teus admiráveis e cada vez mais inspirados textos!! Estás a superar-te e não páras de surpreender-nos pela tua escrita.

Só para veres as saudades que tinha, li todos os teus textos desde o dia 01/07!!!

Queria deixar-te por esta via um grande e saudoso beijinho, com muito carinho e amizade. E não deixarei, agora que já me consigo sentar-me confortavelmente ao computador, de estar mais perto de ti, lendo as tuas opiniões sempre tão expressivas, ironicas e... corrosivas!!!
Adoro-te e tenho muitas saudades tuas!!!...
Cat

Caracolinha disse...

CCCCaaaaatttttaaaarrrriiiinnnnaaaa, minha linda e doce amiga, que grande surpresa... !!!!

Acredita se quiseres... ia agora mesmo ligar-te...!!! tenho-me portado muito mal contigo esta semana e não te tenho dado todo o carinho e atenção que tu mereces.

Só mesmo tu para me derreteres dessa maneira ... tenho sssssaaaaauuuuudddaaadddeeessss tuas.... muitas, mas só falta uma semaninha para voltares aqui para o nosso cantinho !!!!

Ainda bm que já te consegues mexer melhor e já me podes tocar "virtualmente", o grande abraço fica para dia 25, quando voltares !!!!

Te gosto. MMMMUUUIIITTOOO amiguinha linda !!!!

Beijinho MMMMUUUIIITTTOOOO encaracolado para ti tesourinho !!!!

João Santos disse...

olá
Acho o blog sensasional.
Publicitem-me este blog... please...
www.musicaparacerimonias.blogspot.com

Sérgio Martins disse...

Viva o Futebol. :( É por isso que este país não vai lá, aí não não.
Gostei muito do blogue, vou voltar.

wind disse...

Obrigada pela visita ao WC:) Bom post o teu. Fica aqui o endereço do meu outro blog "sério" onde te vou linkar, o "Webclub". beijos:)

CP disse...

Excelente texto que nos deixa mentalmente de rastos.
Excelente blog.
Obrigado pela visita ao meu.

Dilbert disse...

Sei que já foi iniciado no início do mês mas ainda não percebi nem assimilei a notícia... Porquê acabar com uma referência em Portugal como o é/era a compaonhia de ballet Gulbenkian ?
Não consigo perceber como algo com a notoriedade, profissionalismo e virtuosidade que se lhe reconhece pode ser extinto... não sei se é da hora a que estou a escrever...
Bem... vou-me mas é deitar...
Beijokas, boas noites e até já...