domingo, julho 17, 2005

« AAAAAAAAíííííííí a Minha Vida .... »

Noite de sexta feira. Início de fim de semana. Mãe a sul a gozar os prazeres do seu refúgio algarvio e da sua merecida reforma que chegou há mais ou menos um ano. Padrasto a caminho para se juntar a ela. Amigos. Os do costume.

Está tudo combinado há mais de uma semana, com a Vespa a liderar o processo pois é ela a Xutomaníaca...

Apesar de ter dançado muito nos anos 80 ao som de músicas como «n’américa», não posso eleger os Xutos como estando no topo das minhas bandas preferidas, se bem que estão logo a seguir. Digamos que sou simpatizante, principalmente, depois do grande concerto a que assisti no Pavilhão Atlântico em Outubro último. É impossível ser indiferente à qualidade do som, à empatia dos Xutos com o seu público, à sua humildade e à descontracção e absoluta satisfação que revelam em palco.

Tudo o que envolve Xutos é para a Vespinha tão importante como é para o Marques Mendes correr com o Isaltino e com o (pseudo) Major Valentim para fora do PSD. Por isso foi levar com ela a semana toda com uma conversa recorrente do tipo «na 6ª feira não se atrasem heim ???? é para estar às 21 no sítio que combinámos...», com músicas e posts de Xutos no seu blog e por ai adiante.

Que, como diz o Mocho, a Vespa quando gosta nunca é pela rama. E é também por isso que todos nós gostamos dela desde a raiz do ferrão até à ponta das antenas !!!!

A equipa que se ia juntar à hora combinada já estava formada e incluía: a Vespinha como ponta de lança destacada, no meio campo o ZP. e a C., a Galinha como trinco e «à defesa» eu e o Mocho que, de todos, éramos os menos Xutodependentes ...

Depois do feliz encontro com um quarto de hora de atraso, apresentações feitas a quem eu não conhecia – ZP. já te disse que foi um prazer conhecer-te???? – eis que fiquei a saber que a nossa equipa integrava um suplente que eu estava também prestes a conhecer, o P., bem simpático, por sinal.

E lá fomos os sete fantásticos a caminho do Alfredo Keil, em Monsanto.

Quando chegámos, depois de 5 minutos a andar do carro até ao local do concerto, deparámo-nos com o cenário do costume: pessoas de todas as idades, desde bebes de colo com o famoso lencinho vermelho na cabeça, a senhores e senhoras de uma idade respeitável que bem podiam ser meus avós – e este lado é, também, intrínseco aos Xutos. Não há idade para se gostar, todos estavam lá com o mesmo intuito, o de prestar mais uma homenagem à sua banda de eleição porque também é isso que os Xutos fazem aos seus fãs quando tocam. Homenageiam-nos a cada acorde, tocam-lhes com cada palavra, abraçam-nos com cada actuação.

Quando escolhemos o lugar para poisar olhámos em volta e sorrimos. Não podíamos deixar de sorrir com aquela cumplicidade que anos de amizade confere, ao vermos pessoas como aquela senhora dos seus cinquenta e muitos anos, com um visual que ancorou nos anos 80, que vestia uma camisola azul bebe com uns enchumaços do tipo futebol americano e ao pescoço um colar da mesma cor da camisola composto por umas bolas de um tamanho descomunal que se assemelhavam a bolas de ping pong. À nossa frente dois casais cada um com seu bebe de lenço vermelho na cabeça, tiravam, orgulhosos, fotos dos rebentos.

Por volta das 22 e 10 as luzes apagam-se e anuncia-se que afinal de contas o concerto de Xutos vai ter uma primeira parte trazida por um grupo com um nome tão estranho como, na minha modesta opinião, a própria música que tocavam. SK6. Para quem aterra de pára-quedas e vai fazer a primeira parte de um concerto de uma banda como os Xutos, a tarefa é árdua. E, de facto, foi. Eu e o mocho não conseguimos evitar autênticos ataques de riso durante a sua actuação, principalmente quando eles diziam «agora vamos tocar uma que toda a gente conhece» e era ver as pessoas a encolher os ombros como que a perguntar de que raio é que eles estariam a falar...

Percebi que tocaram uma música dos Delfins (nem me lembro qual, acho que recalquei), e que tiveram o condão de a tocar quase tão mal como os próprios. Fora isso, nada mais.

Acabado que foi, pelo menos para mim, aquele martírio, finalmente o clima aquece quando se percebe que a entrada dos Xutos em palco está eminente.

Fui a correr para me aconchegar junto às peninhas do Mocho, pus as mãos na sua cinturita, encostei-me às suas costinhas e assim ficamos, juntinhos e a saltitar até ao fim do concerto que durou quase duas horas – os Xutos não brincam em serviço.

Do desfile com que nos brindaram destaco aquelas que mais gostei de ouvir: «o mundo ao contrário», «aí se ele cai», «n’américa», «maria», «a casinha», «dá um mergulho» e «dia de são receber» (esta última música provoca em mim um estranho efeito furacão que me faz dançar tresloucadamente sem parar um único segundo, se quiserem ouvi-la enquanto estão a ler este post, basta ligarem o som).

No final eu e o Mocho já estávamos mais para lá do que para cá e a Vespa, fresquinha que nem uma alface, continuava a debitar letras de músicas incessantemente e de asas no ar a aplaudir tudo e mais alguma coisa, com os olhitos a brilhar de tanta satisfação !!!!

No final um encore de mais 15 ou 20 minutos, sempre com a Vespa a bombar (ao ponto de, já no final, eu e o mocho que já estávamos sem pedalada para tanto gás, começarmos a gritar «CALEM A VESPA», «AMARREM A VESPA»), a banda despediu-se de todos atirando as t-shirts que envergavam aos fãs que estavam mais junto do palco.

Depois foi o regresso a casa com o sabor de mais um momento especial partilhado.

Uma noite que significou um verdadeiro XUTO no tédio e um PONTAPÉ na vulgaridade...

Parabéns Xutos.

Obrigada Mochinho pela reportagem fotográfica e pela cedência da fotografia.

Caracol Repórter X

20 comentários:

Ultimate_pt disse...

Boa noite.

Dilbert disse...

ehehe caracolinha :)
Que grande vespa :)
Uma boa semana para vocês.
Beijokas e até já...

Vespinha disse...

Bem miúda...para quem começa o post a dizer que os Xutos até nem são uma das suas bandas de eleição...não está nada mal!
Musiquinha dos Xutos no blog e tudo,eihn?!!
E como explicas a t-shirt branca com o símbolo dos Xutos que habita o teu armário??

Anda,estás entre amigos! Abre o coração! Sei que adoras os Xutos!!!

Bj da vespinha fresquinha para mais um concerto!

P.S. Vemo-nos no Avante!!

Anónimo disse...

Querida Caracolinha,

Agora já não dá para escrever o que este post merece mas, de manhã, venho cá.

XUTOS a melhor Banda Rock do Mundo e Arredores!

Beijinhos a morrer de sono.

Nilson Barcelli disse...

Nunca gostei dos Xutos.
Ainda tocam um bocadinho, mas cantar...
Talvez se deva ao facto de nunca os ter presenciado ao vivo.
Mas gostos não se discutem... não é?
Beijinhos e boa semana

Mocho Falante disse...

Eu ainda tenho as patinhas com a sensação que tenho 300 cães a roerem-me os calcanhares....

E foi de tal forma que a determinado momento só me apetecia dizer bem alto

Que saudades que já tinha da minha alegre caminha, tão fofinha como eu..

LOL

Mas adorei ver as pessoas na sua total alegria e do belo Karaoke oferecido por Vespa.

Foi bom, muito bo mesmo

Isabel Filipe disse...

Caracolinha....
Alô...uma boa semana para ti...

Bela esta tua reportagem...(como tudo o que já li escrito por ti...) adorei ... e fiquei com "inveja" de não ter ido assistir ao concerto...

Beijinho

Isabel Filipe disse...

só mais uma "coisinha"....

até a cor com que escreves é das que mais gosto...

o laranja sobressai divinalmente sobre o branco....

bjs

Bastet disse...

Também queria ter ido :( mas a minha melga de cinco anos ainda não é a companheira ideal para estas aventuras! Mas dentro em breve será! :) e depois será vê-la a curtir e eu a pedir a bengala! :)

wind disse...

Sim senhora, boa reportagem) também gosto muito dos Xutos;) beijos

Isabel Magalhães disse...

Caracolinha,

O prometido é "de vidro"! :)))

A menina tem Carteira do Sindicato dos Jornalistas? Não tem?! Pois se não tem devia ter, que a menina faz "sombra" a muito boa gente que anda para aí a escrever... e a receber pelo que escreve!

Este post é prova do que digo mas o da "Afundação" da Gulbenkian é "quinze estrelas" e deveria ter direito, pelo menos, a "música"! :)

Só falta dizer:

VIVAM OS XUTOS!!! :)

Beijinhos "enXUTados". :)

VdeAlmeida disse...

Imagino que foi uma animação. Se tivesse ido ainda a esta hora estava em estado de coma LOL!!
Brigado pela visita e pela simpatia :-)
Beijinho

Anónimo disse...

Olá querida Caracoletinha!!!
Finalmente tive vaga no PC do João Santos (podia ser o teu admirador que pediu para publicitarem o teu blog - ainda vais ser um estrela, acredita - mas não, é o meu filhote) e consegui ler as tuas peripécias de fim de semana! Grande aventureira que tu me saiste, amiga!!!

Pois é, pois é... já nem falta uma semana para estar mais perto de ti e matar as saudades do vosso convívio e que quase me sufocam!

Entretanto, vou estando em contacto contigo, através da tua admirável escrita e do teu sensacional sentido de humor!!!

Muitos beijinhos da tua amiguinha
Catarina

Anónimo disse...

Ah,
Esqueci-me de dizer uma coisinha...
Eu não sou lá muito fan dos XUTOS.Há 20 (e tal) anos que andam a cantar a mesma coisa... Já era tempo de inovar...
Sorry Vespinha, não te queria melindrar...

Beijocas
Catarina

Anónimo disse...

A alegria é contagiante!!!

Quase que me fazias fã incondicional dos Xutos!!!

=)

LUA DE LOBOS disse...

que saudades
eu já tinha
da minha alegre casinhatão modesta
quanto eu...

na próxima avisa que eu vou de cadeirinha atrás para descansar os meus pézinhos::))
ah gandas XUTOS!!!!!

Ísis Osíris disse...

xutos e pontapés: li os comentários e o teu post e até consigo dar razão a uma série de comentários... mas para mim xutos vão ser sempre os xutos por todas as memórias associadas e por isso vou sempre cheia de "pica" para os concertos!

Isabel Magalhães disse...

Venho reivindicar o direito a ler mais um post...

há por aí uma "dupla" que me tem emsinado a arte da "reivindicação"! :):):)

Bjs bem dispostos que o dia está lindo.

Caracolinha disse...

Obrigada a todos pelo carinho e pela assiduidade ... mas não consigo evitar uma palavra especial para a minha querida LUA DE LOBOS !!!!

Como eu gosto de te ver por cá ... com ou sem banco para descansar os pés teria sido um prazer enorme a tua companhia !!!!

Um beijo muito GRANDE a todos, cheinho de caracóis, como aqui tem que ser ... ~:o)

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP plastic surgeon Wild eyes contact lenses Relief of psyatic nerve pain Smart teck fotr you computer Flat chest asian online degree Celebrex+side+effects+fatigue jogging stroller vitaline vitamins Cialis onset duration exercise fitness center word games Pwc rental dana point Modular charm bracelet Amplified phone receivers Hk web site marketing company hello folks ed chevrolet holyoke ma.