segunda-feira, junho 27, 2005

Queres-te Reformar???? Tem Calma, Só te Faltam 20 Anos para os 65 ...


Por vezes dou por mim a pensar porque raio é que vamos votar ... culpa minha porque sempre que há eleições vou sempre a correr lá pôr o voto ... com um ar muito importante, como se eles quisessem saber de mim para alguma coisa...

Até nem me arrependia, não fosse ver que, de facto, a política é a «ocupação» - não uso a palavra «trabalho» propositadamente – que melhor serve os interesses daqueles que : gostam de ter uma boa «ocupação»; têm muitos amigos a quem dar «emprego» (de notar que «emprego» significa, em termos de dispêndio de energia, mais que «ocupação» mas menos que «trabalho», sim porque para trabalhar estamos cá nós!!!!; gostam de dar espectáculos de mau comportamento no Parlamento a rirem-se na cara daqueles que estão a falar (pelo menos, a mim, os meus pais ensinaram-me que isso é falta de educação ...); têm défice de atenção, sim porque nas imagens que exibem do Parlamento, enquanto 10% do total das bancadas escutam atentamente (ou então dormem de olhos abertos) aquilo que diz o orador, os restantes 90% estão na calhandrice ou a falar ao telefone - deviam, por isso, ter aulas de estudo acompanhado no sentido de diminuir o elevado índice de dispersão que apresentam; gostam de falar para microfones; não sabem o que é que hão-de fazer a tantas regalias que têm; aqueles que são putos com as fraldas quase agarradas ao rabo (alguns deles sem sequer serem licenciados, o que não deixa de ser curioso quando nos nossos dias quase que exigem uma licenciatura a um empregado de balcão) e que gostam de se armar em respondões com aqueles que lhes proporcionaram a liberdade para poderem ser malcriados sem irem bater com os costados a uma qualquer prisão ... enfim tudo isto e mais tudo aquilo de que me lembraria depois de assistir a mais 5 minutos de debate.

E esse é o lado perverso das campanhas eleitorais ... os gajos vão para as praças lambuzar-se com as beiças das peixeiras e os cumprimentos engordurados dos homens do talho, sujar-se com a baba das criancinhas nas quais insistem sempre em pegar ao colo, principalmente se por perto estiver algum fotógrafo ou alguma estação televisiva. E é vê-los, que nem peixe na água a distribuir sorrisos, aventais, bonés e ... em casos mais extremos, electrodomésticos !!!!

Depois assistimos a cenas irreais como aquela que a minha amiga «Lóla» tão bem conta ... em plena campanha o candidato generosamente distribui electrodomésticos à população que, à boa maneira da pedinchice portuguesa, o cerca e se esgadenha e acotovela por uma faca eléctrica, e, no meio desta confusão, diz uma senhora com um ar muito deprimido ... «olhe, muito obrigadinha pelo frigorífico que me deu ... agora só me falta ter luz em casa...» e o candidato responde, com um ar que denotava algum melindre e impaciência: «luz, agora querem luz ... vocês querem tudo !!!!!, uma coisa de cada vez ... ».

... e já gozas, até porque toda a gente sabe que os frigoríficos funcionam a pilhas.

Onde eu também gosto muito de os ver é nas visitas que fazem aos lares da terceira idade e das palmadinhas que dão nas costas dos velhinhos enquanto perguntam com a maior desfaçatez do mundo: «então?? como é que isso vai?? vai benzinho??». Vai muito bem muito obrigado, com as reformas de merda que lhes pagam vivem num desafogo ...trabalharam uma vida inteira para chegar à velhice e pensar se hão-de comprar o medicamento de que precisam ou se hão-de comer até ao fim do mês ... porque, na grande maioria dos casos, as duas coisas ao mesmo tempo é que eles não podem fazer, porque o dinheiro, pelo menos o deles, não estica. Vão muito bem, obrigado, com uma assistência hospitalar de primeira água e cuidados de saúde atempados, a maior parte deles, morrem da doença, ou da falta de cura. Vão muito bem obrigado, passam dias inteiros a jogar às cartas num qualquer banco de jardim porque não sobrou, nem uma moedinha de Euro2004, dos milhares de milhões que se gastaram a construir estádios, para construir centros de dia com actividades que os pudessem estimular para que não vissem os dias, simplesmente, a passar por si. Vão tão bem os velhinhos deste país, felizes e contentes, porque eles, como nós, têm muitas razões para isso.

Mas é disto que vemos aos magotes sempre que há campanhas eleitorais, um festim de exibicionismo, um discurso preparado ao pormenor, operações de charme à conta dos incautos que ainda acreditam que eles andam lá para fazer bem a alguém.

E agora lembraram-se de que vamos bulir até aos 65 anos ... parece-me uma medida muito inteligente até porque, como não fecham dezenas de fábricas todos os dias, o aumento do investimento em Portugal cresce a olhos vistos e há um emprego em cada esquina para todos nós, basta para isso que queiramos trabalhar... ATENÇÃO, não estou com esta do «emprego em cada esquina» a sugerir que nos dediquemos todos à prostituição, que as raparigas já se queixam que a vida para elas também anda má e não querem (mais) concorrência.

Sugeria então, que a nossa nobre classe política, começasse por se deixar contagiar por este espírito de Robin Hood, e se desfizesse de ainda mais regalias para que, neste cantinho à beira mar plantado, parássemos de tapar a cabeça e destapar os pés e vice-versa; para fazermos de Portugal um país de que nos possamos realmente orgulhar por tudo aquilo que ele nos dá e não termos só orgulho em ser Portugueses porque somos Vice-Campeões Europeus e temos um seleccionador Brasileiro que nos quer fazer acreditar que é por causa dele que descobrimos que devemos ter orgulho num país que lhe paga a ele, largos milhares de euros por mês ... assim também eu tinha muito orgulho de Portugal...

Caracol Comentador

11 comentários:

Mocho Falante disse...

é amiga, viva o Scolari que nos "ensinou" que a nossa bandeira é verde e vermelha e que nos disse que tinhamos que ter orgulho em ser português...

é amiga, viva as promessas eleitorais que segundo me disseram porque eu não ouvi, iam criar mais 150 mil postos de trabalho, só se for para tomar conta dos doentes de Alzheimer aindo no activo nos seus postos de trabalho porque a reforma tarda

Bábas revoltosos

Abelhinha disse...

Caracol, então não sabes que os candicatos pensam que frigoríficos são umas caixas azuis da camping gás, rectagulares que basta colocar gelo lá dentro?

Mel gelado

Anónimo disse...

Isto da escrita não é para ti. Desiste.
És completamente incoerente, pouco objectiva e muito maldosa. Onde é que já se viu agora desatares para aí a falar desta maneira dos politicos do nosso país, hum?
Aquela tal senhora que queria a luz aprendeu uma grande lição de vida, percebeu que a ganancia não a levaria a lado nenhum.
E digo-te mais, VIVA A VITÓRIA DO SOCAS!

E com esta me retiro

Anónimo disse...

Lenhinho,parabéns por mais um texto de fazer corar qualquer politico!
E a comunista sou eu...
Fez-me lembrar aquela do Mário Soares quando pegou numa criança ao colo que só esperneava...pois,não era uma criança.Era um anão!Parece anedota mas não é!

Vespinha

Abelhinha disse...

então o Marco Paulo?

Anónimo disse...

Surpresa, Caracoletinha!!!!
Ainda arranjei um tempinho para te ler... e só te digo miúda! tens futura numa qualquer bancada da nossa AR! Ou então numa qualquer coluna de um qualquer jornal! tens é que te inscrever num partidosinho (...)! Mas isso só não chega: falta-te ir às reunião, às, convensões, congressos, arraiais, acompanhar os políticos para todo o sítio e quem sabe... um dia és descoberta! Faço votos que seja pelo SÓCRATES!!!!

A sério, adorei ler o teu artigo de hoje. Continua! Eu vou continuar a lê-los...

beijoquinhas
Cat
PS: E quando é que eu recebo o frigorífico? É que por acaso já tenho luz!...

Mocho Falante disse...

Abelinha, o cantor já não tá entre nós, o Caracol num acesso de fúria contra a música popular aniquilou barbaramente, mas deixa estar que prometo surpresas no lugar do mocho!!!

Bábás desapontados

Anónimo disse...

Quem é essa Lola?

Caracolinha disse...

Queres mesmo que eu te diga ????

LUA DE LOBOS disse...

ehehehe andamos com posts paralelos e a dizer o mesmo::))
xi
maria
P.S. Só abóboras...

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! manhattan ultrasonic liposuction surgery mediterranean cruises in march 2006 Pappa john's scholarship Montana lasik eye surgeons Green gevalia coffee maker Cooking schools and new york city