Passados que foram 150 anos sob a data de nascimento de Sigmund Freud, o "Pai da Psicanálise", esta data nunca poderia passar em branco aqui na casquinha ... por isso, e em jeito de homenagem, deixo-vos aqui ficar excertos de uma excepcional biografia publicada no "Notícias Magazine" (#727) de 30 de Abril passado, um texto de Cláudia Moura com o título "Em Nome do Pai" ... que vale muito, mas muito, a pena ser lido na íntegra ... ah, e a não perder também, nessa mesma edição, a entrevista, da mesma autora do texto, à psicoterapeuta Isabel Leal ...
Nasceu a 6 de Maio de 1856 em Freiberg, na Morávia (...). Chamam-lhe Segismundo e, (...) Freud começa por mudar o seu nome para Sigmund (...). Formou-se em Medicina com especialidade em Neurologia. Desde sempre interessado pelo estudo da histeria, consegue uma bolsa para estudar em Paris com Charcot, (...) as suas técnicas de hipnose (...).
É no entanto com Josef Breuer (...) que a história terá o desenlace. Breuer apresenta-lhe o caso de Anna O (...), que sofre de crises histéricas. Durante as suas crises tem episódios de paralisia temporária, não consegue engolir nem falar o seu alemão nativo e desata a falar em inglês. Breuer descobre que sob o estado de hipnose Anna O. consegue recordar acontecimentos traumáticos da sua infância e que uma vez partilhados os sintomas críticos desaparecem. Chama catarse a esta espécie de "descarga emocional" que parece conduzir à cura. Freud fica impressionado com a propriedade terapêutica da conversa e em 1895 publicam juntos «Estudos Sobre a Histeria», obra que pode ser considerada o marco inicial da psicanálise. Mas as críticas ao ensaio desalentam Breuer (...). Na década de 1890 Freud desiste gradualmente da hipnose substituindo-a pelo divã. Com o paciente numa posição confortável conduz uma "associação livre" de ideias através da qual encontra lembranças "recalcadas" pelo paciente e que serão a causa dos seus distúrbios.
Devido à natureza das experiências traumáticas recordadas pelos pacientes, Freud fica cada vez mais convencido que o campo sexual é parte dominante na etiologia das neuroses e passa a considerar o desejo como motivação primordial do comportamento humano. A ênfase sexual que põe na sua teoria é a principal causa do afastamento de Breuer, como, no futuro, de vários colegas seus.
(...) O papel importante que descobriu na nossa natureza sexual valeu-lhe ser insultado pela comunidade científica (...) numa época em que as histéricas de Charcot são vistas como depravadas e tratadas com electro-choques, Freud é o único a dar-lhes crédito ouvindo o seu lado obscuro. Sentado, invisível, à cabeceira do seu divã, ouve memórias, relatos de sonhos e ocasionalmente deixa escapar uma palavra solta, desvendando sentidos para o que ouve. Com uma intuição fulgurante, caminha no terreno do inconsciente e procura dar-lhe uma geografia (...).
(...) O homem que ousou libertar a humanidade de muitos dos seus tabus, atribuir uma sexualidade às crianças e dar crédito ao "ódio" sentido contra um pai que possui a nossa mãe, era no entanto um puritano e conservador.
Todos os registos apontam para uma pessoa livre na maneira de pensar mas escrupulosa na maneira de agir. "Pulsões" ou primado da sexualidade à parte, os biógrafos, os amigos e as cartas que deixa revelam um homem agarrado às normas (...).
Quem se seguirá é a filha Anna (...). Em 1920 Anna acompanha o pai ao congresso em Haia, fazendo a sua entrada oficial no mundo da psicanálise. É finalmente a sua herdeira (...).
Em Maio de 1923 é diagnosticado a Freud um cancro no palato e é sujeito a 33 operações (...). Sofre dores penosas e precisa de uma prótese para falar e comer. Nunca se queixa, nunca deixa de dar consultas e de escrever (...). Mas nem assim deixa de fumar os seus charutos (...). Vinte por dia, do levantar ao deitar, destroem lenta e sistematicamente a boca, o órgão onde nascera afinal a pedra filosofal de toda a sua descoberta, a cura pela fala (...).
Morre às três horas da manhã de 23 de Setembro de 1939.
Mas como os génios nunca morrem, aqui fica, para todos recordarmos, este que é sem dúvida um dos ídolos aqui da molusca.
Caracolinha Freudiana
35 comentários:
hahahaha:))))
'tendi....uma homenagem ó canito portanto:)))a foto é a de baixo, né????
pois olha muitos parabéns para ele e que a festa cheja d'arromba...loool.
prontos, ninguem vai entender nada mas é cá connosco, né fofinha??
bonita homenagem ao bichinho que depois de tantas horas abandonado, bem merece:)
beijocas pós dois, especialmente para ti querida por mais um momento tão especial:))
beijinhos muitos e abracetes:)
pá, hoje fui mesmo a primeira e só reparei depois!!!
tá visto kisto é como benfas, só ganha quando eu não tou à espera:)
adoro-te;)
Querida Caracolinha Freudiana :))...bonita homenagem a um Grande Génio!!!
Deixo-te um beijinho muito grande e votos de um excelente fim de semana.
Ps.tenho tentado visitar-te mas tenho dificulades em entrar em alguns blogs e o teu é um deles :(
pá 'inda nem tou em mim.......primeiras??????
Ena post fixe amiga Caracolinha. Também admiro muito o Sigmund embora ache que o estudo do nosso inconsciente ainda esteja muito atrasado.
Beijinhos Freudianos Tetraclorados.
Cara amiga "primeiras" ... ;)
Xiça mulher ... táva a ver que não reparavas !!!!
Tanta coisa que querias sempre ser a primeira e não conseguias e então hoje que consegues nem sequer davas ênfase á coisa pá ????
BBBBeeeemmmm, mas convenhamos que hoje fizemos "batota" né ???? sua marota ... confessa que te deixei com a pulga atrás da orelha quando te disse que ia prestar uma homenagem ... :))))
Aqui está ela, está visto que hoje o dia, e a noite foram dedicadas a grandes homens ... e a grandes mulheres, por isso tenho a dizer-te que este "momento especial" também o foi, e muito, para mim ... é sempre um prazer estar contigo .... como já tive ocasião de te dizer, estou aqui ... e mais não preciso dizer ... ;)
Te gosto. Muito. Bjinho gosrdo e encaracolado da "sexta" ... ;)
Foi de facto um génio, embora já de certa maneira ultarpassado pelos seus seguidores, foi o pai da Psicanálise:) Beijos
Caracolinha,
Agora é que a Cristina me baralhou, com a história do cão... Devo confessar que não ousei comentar enquanto ela o não fizesse, não fosse o diabo tecê-las... :)))))))
Mais a sério, não considero o Freud ultrapassado (desculpa, Wind), e creio mesmo que foi o pai da Psicologia como Ciência, e não só da Psicanálise. Claro que os conceitos evoluem, mas quem abre caminhos nunca está ultrapassado (Sócrates, Arquimedes, Euclides, Pitágoras, Copérnico, Galileu, Newton, Marx, Einstein... e tantos outros que, se não tivessem aberto caminhos, não poderiam ser "ultrapassados", se é que me faço entender.
Parabéns pela tua magnífica ideia e pelo post, que consegue dizer o essencial e concretizar da melhor maneira a homenagem aum grande nome da Ciência.
Beijinhos e bom fim de semana.
Bela imagem! :)
Bom fim-de-semana e beijocas.
Ai está um esboço muito giro, com uma mulher com a cabeça cheia de sonhos com um homem... :-)
Olá Caracolinha Freudiana,
Também acho boa ideia lembrar esta data.Na semana passada alguns suplementos de jornais falaram deste senhor e da efeméride. Seja o que for que se pense, Freud é incontornável na história do século XX.
Um beijinho comemorativo.
É, realmente, Freud mudou a maneira da humanidade pensar. Já viste o filme "Inconscientes"? É muito bom, tem a ver com Freud.
Já tinha lido o artigo da Cláudia, mas tratando-se de Freud nunca é demais uma 2ª leitura.
saudações Freudianas
:)
bjs
Obrigada por recordares quem deixou um legado tão valioso ao mundo!
Beijuns
Confesso, caracolinha, a esta hora n li tudo, mas na cabea do Freud passou-se muita coisa.
O Cérebro é ainda quase insondável...
:)
caracolinha,
confesso que, no passado, nunca fui apreciadora de Freud.
Achava as teorias dele disparatadas e machistas.
Agora mais tarde, voltando ao campo da psicologia e com outra visao da existência acho que o soube ler com outro olhar.
Mas de Freud o que eu gosto mais são os lapsos :):) quando a gente tem uma coisa na ideia e zas; sai aquilo que pensamos e não o que queriamos dizer!
Embora tenha mais piada quando acontece aos outros do que a nos!
Bjtos
Olá querida Caracolinha!!
Pois é, aqui "está" um homem muito interessante!!
Já estudei muito sobre ele, e continuo a interessar-me!!
Tudo de bom para ti!!
Muitos beijinhos!!
:))))))))))))))))))))))))))))
E ele ficou triste porque onde chegava, tinha sempre lá estado um poeta primeiro...
Querida Caracolinha
Acho a homenagem, subliminar ao teu Freud (ão, ão )muito interessante.
O outro também merece ser recordado,e é todos os dias.
Beijinhos para ti e lambidelas ao Freud,salvo seja.
Lola
Olá querida caracolinha vermelhusca!!! Tinhas que falar no Freud... só podia... loool
Uma coisa é certa... o homem foi um muito à frente na sua época!!! Depois como tudo foi ultrapassado. Controverso e admirável!
Bjs
:))))
parabéns, pois!
;)
Maaaaarrrrrrrrriiiiiiiiiilllllllliiiiiiiiiiinnnnnnaaaaaaaa mi pichónnnn!!!!!
E não é que também falei do maravilhoso Freud lá no meu poiso??? Era muito à frente não haja dúvidas...
Bábas que hoje não tenho tempo para enxovalhos
então cumprimentos Freudianos
Sim senhora boa lembrança, bom post. Depois do nascimento deste senhor, "pai da psicanálise", começaram a surgir doidos por tudo o que era sítio, até que se deixou de perceber onde começava a loucura e acabava a lucidez
Beijos
Querida Caracolinha
Passo para te deixar um beijinho e desejar uma boa semana :)))
Bela homenagem.
Beijos
Querida Caracolinha,
Tal como disse ao Mocho,podes bater-me à vontade, mas tirando o facto do senhor em questão ser o pai da Psicanálise, o que foi um avanço, a verdade é que não acredito em homens que tratam a sua querida por "mãe" nem em super-heróis de collants. Não me convencem!
E não, não quero ter um pénis nem estou apaixonada pelo meu pai, nem tenho fixações conhecidas.
Bjs
freud libertou-nos mas ñ se libertou....
Made my day... in the old days.
Olá Caracolinha,
passei para desejar uma excelente semana!!
Abraço gande
:)***
Passei só para te desejar uma óptima semana. E ao Freud também :)
CARACOLINHA FREUDIANA:
Por acaso também tinha preparado um post sobre Freud, mas...antes de o colocar vi k o Mocho já o tinha feito e, depois aqui também já estava uma enorme homenagem ao HOMEM, que decidi postar outra coisa...
É por isso, que venho convidar-te para veres uma sessão fotográfica feita cá pela JE, toda vaidosa pois é tão raro isso acontecer!!!
Beijokas freudianas.
Miga......só consigo escrever isto: TOU COM SAUDADINHAS!!!!!!!!DP explico!!
jocas linda
Gostei especialmente do nick: Caracolinha Freudiana.......:)))
Bjs
Caracolinha,
Confesso que não sei muito sobre este senhor (hoje fiquei a conhecer mais um pouco), e já lá vão uns anitos quando me deu "trabalho". :-)))
Mas como é um campo onde te movimentas, e se o dizes, acredito que este homem foi importante...
Beijos e beijinhos e já agora um
:-)ito
Enviar um comentário