quarta-feira, janeiro 11, 2006

Divina ...


Ontem a noite estava fria. Muito fria. Depois de um dia de mudanças e de outras boas emoções, com o cansaço que sentia achei que não ia desfrutar daquele que seria, indiscutivelmente, o momento alto do dia ... Maria Rita ... em concerto ... mas enganei-me. Redondamente.

Para enfrentar melhor o frio e também porque uma das companheiras de incursão nocturna estava a recuperar de um encontro imediato com o alcatrão, depois de ter descoberto pela segunda vez, e exactamente no mesmo sítio, que os carris são para os eléctricos e não para as motas (não é Vespinha??) trocámos as duas pelas quatro rodas e fomos em direcção ao local onde tudo se esperava que acontecesse ... o Coliseu !!!!

À medida que os quilómetros iam sendo palmilhados a ansiedade ia crescendo. A vontade de voltar a vê-la e de ouvir aquela voz fabulosa fazia rasgar em nós aquele sorriso “parvo” que não se apaga.

Às 21.30 já estávamos nós a subir, e a ajudar a Vespinha, a “galgar” algumas das escadas do Coliseu, sim que a outra, ia ver a Maria Rita nem que fosse de maca !!!!

O espaço, que tem condições soberbas para eventos deste género, continuava a encher ... a encher ... a encher ... e ... à hora marcada ... nem mais nem menos ... e já com “a casa cheia”, como ela inteiramente merece, eis que se apagam as luzes e, quase como que por condicionamento, todos desatamos a soltar a adrenalina e a bater palmas freneticamente, a chamar por ela, porque era por ela que ali estávamos, porque ela mexe connosco, porque ela nos emociona, porque ela é única e faz questão de o demonstrar sempre. Em cada palavra, em cada gesto, em cada sorriso, em cada acorde, em cada passo de dança, a cada música.

Assim que se começam a ouvir os primeiros acordes as luzes ainda estavam apagadas ... e dela ... apenas a voz ... as luzes acendem e revelam um palco absolutamente de acordo com tudo aquilo de quem gosta de Maria Rita poderia esperar ... sobriedade, acima de tudo, mas bom, muito bom gosto ... destaco a esteira ao centro, o pano negro a servir de fundo no chão e as velas ... como não podia deixar de ser...

Músicos ? apenas quatro ... mas ninguém diria, tal era o impacto do som que saía de cada um dos instrumentos ... um piano, uma precursão, uma bateria e um contrabaixo.

De repente, aquilo que para nós era apenas o som da sua voz, ganha corpo e, do canto direito do palco, vestida quase toda de verde, eis que surge aquela por quem todos esperávamos ... descalça, de cabelo solto, gestos generosos, sorriso rasgado, simpatia contagiante ... a cantar como só ela sabe.

Assim que acaba de cantar a primeira música revela-se muito, mas muito mais descontraída do que no concerto do ano passado, até porque o espaço do Coliseu apela mais à intimidade do que o Pavilhão Atlântico e começa à conversa ... quase cinco minutos a falar, revelando um sentido de humor que provocou ruidosas gargalhadas por várias vezes e sempre com um toque de introversão que lhe assenta que nem uma luva. Mas acima de tudo humildade, que, por não ser exagerada, é absolutamente digna de a fazer merecer ainda mais consideração. Ao apresentar cada um dos músicos, agradeceu-lhes o facto de “a terem escolhido”.

O alinhamento, espectacular e cuidadosamente escolhido, mistura músicas deste álbum e do anterior, algumas das músicas apresentadas em versões com “nova roupagem”. A forma como dançou toda a noite com uma graciosidade inimitável, a forma como interagiu, como se divertiu connosco, como se encantou e nos encantou vai ficar, como já ficara da primeira vez, gravada na memória, como ficam todos aqueles momentos dos quais nos socorremos quando precisamos urgentemente do alento de um sorriso.

O final foi apoteótico ... quando ela, como só ela, levanta as mãos e “pede” a todos os que estavam sentados na plateia (e se eram muitos) para se levantarem e lhe “fazerem companhia” junto ao palco ... resultado ... dois encores e muito, muito, muito, muito aplauso, num ambiente tão quente que até fazia esquecer o frio que estava em Lisboa !!!!

Foram quase duas horas de puro encanto e de total empatia ... duas horas que passaram “a correr” e que deixaram já no ar a vontade de ver agendada a data do próximo concerto.

Uma noite que fica para contar e recordar. Sempre.

“ÉS LINDA ...” gritámos nós ... e não é que continua linda ??

Caracolinha em Concerto

43 comentários:

Madeira Inside disse...

Olá querida Caracolinha!!
Já reparei que gostas mesmo muito da Maria Rita!!!
Eu gosto muito das músicas delas, são sempre apraziveis de se ouvir!!! Sempre!!
Ainda bem que o concerto foi "delicioso" para ti e para a tua amiga (que esteja melhor...hehe)!!!
SE pudesse também tinha ido!!
É uma das poucas desvantagens de morar numa ilha!! Mas pronto....virá o dia...ou talvez Maria Rita na Madeira?!?!? Quem sabe!!
Bem, vou voltar aos estudos (que já me põem de cabelos em pé...férias....hehe), que amanha é outro dia de frequências!!!
Ai...ai...ai!!!
Fica muito bem!!!
Um beijinhoh grande com um sorriso enorme!! "Gande, gande"
Abraçooooooo
:)****

Madeira Inside disse...

heheh...primeira a deixar uma folhinha de couve!!! :P
Beijosssss

Parrot disse...

Caracolinha,

Acreditas que fiquei com "pele de galinha" ao ler este teu post? É verdade!
E porquê?
Isto não é normal mim!!
Talvez...pela forma lúcida como consegues transmitir, por palavras, as tuas emoções (já te tinha dito). Por momentos senti que também estive ali....
Talvez...porque estava para ir ver o conserto e não pude ir, com muita pena minha. Tive a entrada comprada e tive de a dar ao meu Irmão. E ele adorou e comentava-me algumas coisas que tu agora escreves..
Eu não fui....não pude. :(((
Fica para a próxima.

Muitas prendinhas?
Beijo

Mocho Falante disse...

e o que eu dava para ter ido, não para ouvir a sarramocina da Maria Rita mas para ver a Vespa de muletas a tentar a subir ao palco
lololololololololololololol

Bom agora a sério, a rapariga não é má, vai benzinho e depois supé humilde e mai não sei quê...acho que fica supé bem...rsrsrsrrsrsrs

E viva a Maria Rita Hey

Olha a Maria Rita liiiiinnnnddddda!!!

Bábas divertidos

clarinda disse...

Caracolinha depois do concerto,

Muito bonito este teu relato emocionado do espectáculo da menina linda.

Essa peripécia de beijar o chão no mesmo sítio é que é mesmo terrível, é que vem logo à cabeça aquele ditado à primeira quem quer cai à segunda cai quem quer ( ou será o contrário?).

Um beijinho

wind disse...

Pelo que escreveste é do tipo de concertos que gosto. Que pena que não fui:( Mas saquei os cds dela:) beijos

Leonor disse...

tive a sorte de ouvir a elis no seu auge. tive o azar de ouvir a noticia da sua morte na tv. rita puxou á mae. ou entao é ainda melhor.

gostei de saber que nao foi um trambolhao que vos fez desistir do concerto.
beijinhos da leonoreta

paper life disse...

Olá Caracolinha. Sortuda. Pena tive eu de não poder ver porque gosto MESMO da Maria Rita.

Beijinhos

:)

LM disse...

Ler este post foi quase como se lá estivera!
Beijinho

Cristina disse...

já vi que a festa foi de arromba, mais por vocês que pela maria Rita, aposto!! LoooooL

a sério, sei que foi um grande espectáculo e tu descreve-lo na perfeição..

beijocas, levaste a outra ao colo??
:))))))))))))))))

Unknown disse...

Olá Prima Caracolinha !!!

Passei só para deixar uma beijoca e acabei a ler o post. Uma prosa espectacular, carregada de emoção, vibrante na descrição. Quase que me senti lá a assistir a tudo !

bjs,

Cristina disse...

Caracolinha,
Fiquei arrepiada a ler o teu texto. O teu descrever do evento foi lindo, e vivi como se tivesse lá estado com vocês! A noite deve ter sido mesmo agradável, não só pela voz da Maria Rita, mas também pela companhia que tinhas contigo....
:)
Um beijinhuuu gandeeee

Vespinha disse...

...e depois de toda a blogosfera ter ficado a saber do meu triste episódio,que dizer??

Quanto ao concerto,já disseste tudo!Foi assim,tal e qual!

Arrebatador,emocionante,intimista,
cumplice...

Maria Rita,é um fenómeno.Faz o que quer da voz,do corpo,sabe estar,é humilde.
Quem não o reconhece,ou é surdo-mudo ou um trambolho!

Bába da Vespinha "Coxinha do Tide"

Nilson Barcelli disse...

Sortudas...!
Eu é que devia ter ido ao Coliseu. Mas estou tão longe...
Ouvi há uns meses na TSF uma entrevista com ela. É uma pessoa encantadora que ainda por cima canta bem. Se a mãe fosse viva iria ter muito orgulho nela.
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá!!!!! Surpresa!!!! Há que tempos que não visitava a minha amiga Caracolinha. Mas também não fui convidada para a festa de (re)inauguração da tua casquinha (sniff, sniff)!!!!...

Mas cá estou eu, pronta para ler as coias lindas que escreves. Tão lindas como tu!!

Desejo-te um dia muito disposto.
E saudinha da boa.
E o que faz falta é animar a malta!

E muitos beijinhos para ti, querida amiga.

Isabel Filipe disse...

Lindo o teu relato...gostei de o ler...

tb gosto muito da maria Rita...

Beijoka

Xuinha Foguetão disse...

Deve ter sido uma noite fantástica!

A forma como a descreves é arrepiante.

Beijocas grandes.

Anónimo disse...

Ola,

Primeiramente quando fala do frio me da uma vontade de ir pra Lisboa, amo frio, odeio calor =]

Agora vamos a ela, magnífica, espetacular “Maria Rita” essa mulher é assombrosa, uma luz a cultura, quando se acha que hoje só se cria pop rock e coisas do genero, que a música nunca mais será a mesma, não dará gosto de se ouvir um voz linda com palavras melódicas e voz melódicas com palavras lindas, eis que aparece Maria Rita, pra mim um diva, perfeita em tudo e mais um pouco.
Merece todos os aplausos.=]

Ótimo dia.

:***

1entre1000's disse...

Deve ter sido soberbo de facto o concerto...
Tou com inveja... Buuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Cláudia Rocha Gonçalves disse...

boa musica!!!

brigados!

Eu, nos dias de hoje disse...

Ola,
Na semana passada quando comprei o Bilhete esboçei um sorriso de felicidade, estava contentissimo. No domingo depois do jogo estava de rastos, doia-me o corpo todo a febre desde sabado sobia cada vez mais, enfim a gripe tinha chegado;(. De Segunda a quarta, resultado foi cama e a Maria Rita ficou para a próxima, o bilhete la ficou reservado. Agora depois de ler este post,...fiquei triste:(. ... Mas ainda bem que existes tu para descreveres dessa forma contagiante um momento que que tal como no ano passado deve ter sido unico.

PS: fica-te bem esse look:) Acertaste em cheio no resultado do jogo, agora vamos pensar na segunda fase:) beijoca fofa.

Caracolinha disse...

Olá minha Natalie mais linda !!!!
É verdade minha linda, eu ADORO a Maria Rita ...e tu também irias adorar se tivesses vindo connosco linda !!!! Até te passavas !!!!

A minha amiga é a Vespinha ... tens que ir ao blog dela ... vais-te passar, ela é uma ternurinha, mas tem uma "incompatilidade" com os carris dos eléctricos !!!! :))

Pena não estares mais pertinho senão podes crer que se quisesses vinhas logo connosco ... sempre era mais uma para ajudar a Vespinha a galgar a escadaria !!!! :))))

Maria Rita na Madeira, achei do mais ternurento ... pos quem sabe ... ou então ... Natalie em Lisboa .... para ver Maria Rita !!!! :))))

E as frequências ?? estás-lhes a dar com alma ???? tudo a correr bem lindinha ???? ;)

Pois foste a primeirinha a largar aqui uma folhita ... és uma querida tu !!!! :))))

Então continuação de bom estudo e olha, aqui a caracolinha está sempre a torcer por ti ... vai dizendo coisas !!!!

Beijoquinha encaracolada em ternura para ti minha lindinha !!!! :))))

Caracolinha disse...

Parrot, meu amigo mais lindo ... !!!! :)))))))))

É sempre tão ver-te "empoleirado" aqui na casquinha da molusca ... :))))))

Até me deixas coradinha ao ler os teus comentários sabes ???? fico muito feliz com o feed back que me dás ... as palavras que usas deixam-me sempre, sempre a sorrir !!!! :)))))))

Ah ???? tiveste o bilhete comprado e não pudeste ir ?? bbbeeemmmm, que pena ... imagino, o teu irmão é que se deve ter passado ... que giro dizeres que houve coisas que aqui leste que ele já te tinha dito ... quer dizer que eu e o teu manito estamos em sintonia !!!! :)

Para a próxima não falhes !!!!

Prendinhas ???? as meninas mal comportadas nunca têm prendas !!!! :))))) tou a brincar ... fora lindas obrigada, as prendas são sempre o espelho de quem as oferece !!!! :))

Beijinhos encaracolados em amizade para ti também !!!! :))))

Unknown disse...

Ora eu estive quase quase a comprar uma Vespita Lx preta com assento camel, linda linda, no ano passado.
Mas o eléctrico 28 é meu vizinho...
E vai daí... acagacei-me.
Mais a mais nem andar de mota sei...

As melhoras à vespita :)

Caracolinha disse...

Bem mocho ... quando quiseres passar para dizer alguma coisa de jeito ... tás à vontade !!!!

:))))

rsrsrsrsrsrsrsrs ...

Bába Maria Ritico ...

PS. pois ... a vespa de muletas ... adivinha quem ajudou a alancar ???? :))))

Caracolinha disse...

Laerce, minha mais linda !!!! :))

Obrigada querida ... emocioando, podes dizer porque emoção foi o que não faltou naquela noite ... :))

É a nossa Vespinha no seu melhor, é que a isso é que se usa chamar "pontaria afinada" ... pois, o ditado vem muito a propósito ... se bem que essa parte do "caí quem quer ...", eu posso perguntar-lhe se ela realmente quis mas ... olha querida, acho que é melhor não perguntar ... :))))))))

A Vespinha é um cromo de primeira, só ela para um destas, já jurou que nunca mais passa naquele sítio :))))))

Obrigada pelo teu carinho constante minha querida.

Beijoquinha encaracolada em todo o carinho do mundo para ti !!!! :))

Caracolinha disse...

Wind, linda, então devias ter ido ... aquilo é de facto uma experiência que fica ... :))))

E que tal ?? gostaste do que ouviste dela ???? espero que sim ... porque se fôr esse o caso ... juntaste ao Clube de Fãs aqui da blogosfera !!!!

Beijoca encaracolada :)

Caracolinha disse...

Leonor querida, eu acho ... e confesso-te que não conheço muito da mãe, mas eu prefiro a filha, ela é de uma frescura inigualável.

Podes crer linda, nem trambolhões nem mudanças nem cansaço ... nada de nada, nos parava naquela noite !!!! :))))

Beijinho encaracolado para ti que és uma querida !!!! :)

Caracolinha disse...

Olha minha linda paper life ... a coisa podia ter-se dado ... se tivessemos falado sobre isso antes podes ter a certeza que estavas convidada para vir conosco ... teriamos imenso gosto em que viesses ... assim que se ouvir falar de outro concerto dela chama logo por nós e vamos todos !!!!

E ainda por cima se, como dizes, gostas MESMO dela ... tinhas-te divertido tanto se tivesses vindo !!!!

Para a próxima já sabes ... ;)

Beijoquinha encaracolada minha querida :))))

Caracolinha disse...

olá querida lm ...

Por favor ... diz-me que tu és quem eu estou a pensar ... !!!!!

:)))))))))))

É que eu segui o link e ... no perfil, o sexo e a idade (e não "o sexo e a cidade"), correspondem exactamente a uma míuda muito simpática que eu conheci por aí ... ;)

E que entretanto nunca mais tinha aparecido ... mas tinha deixado um vazio muito grande aqui pela casquinha !!!! :))

Olha, se não és, que sejas bem vinda à mesma e que voltes sempre, porque, e como já tinha dito da primeira vez, a minha casca é a tua casa ... :))))

Beijoquinha muito encaracolada :))))

Caracolinha disse...

Frog, meu querido amigo, não fiques com inveja ... mas pensa em ir a um dos próximos concertos ... é que vale mesmo, mas mesmo a pena... :))))

Uma beijoquinha encaracolada em muita amizade :))))

Caracolinha disse...

Oi AJFaria ... bom é apelido ... foi FANTÁSTICO, amigo !!!!

:))))

É isso mesmo ... é dos tais momentos que é impossível de dizer ... "oh, vou ao próximo" ... eu digo mais "TAMBÉM vou ao próximo" !!!!

Beijoquinha encaracolada :)

Caracolinha disse...

Olha, olha quem é ela ... pois é xô dona riquita ... marcámos-lhe falta ... e a vermelho porque tu és do Benfica !!!!

Pois claro pá ... eu e a vespa demos espectáculo como tu já desconfiavas ... a´liás, para te dizer a verdade até acho que foi por isso que não foste ... estavas com vergonha de nós ... tinahs receio de passar por um enxovalho público !!!!

Mas lá que a festa foi de arromba foi ... eu e a vespa fomos o espectáculo dentro do próprio espectáculo !!!! :))))

Obrigada querida, descrevi-o como o senti.

Pois pá, a outra tive que ajudar a alancar pois então, é o preço que paguei pelo bilhetinho que ela me ofereceu como prenda de aniversário.... minha amiga, isto na vida tudo se paga !!!! :))))

Babinho encaracolado !!!! :))

Caracolinha disse...

Priminho caracol !!!! :))))

Obrigada primo molusco, foi o que eu disse à riquita ... escrevi como senti ... é daquelas situações em que é impossível não rejubilar !!!!

É como se flutuássemos !!!!

Beijoquinha encaracolada em amizade meu priminho !!!! :))))

Caracolinha disse...

Olá cris, minha linda !!!! :))))

A noite foi inesquecível, mais uma vez, por tudo isso que muito bem disseste minha querida !!!!

Beijinho encaracolado e GRANDE para ti também minha querida !!!!

:))))

Caracolinha disse...

Olha olha, a coxinha do tide !!!!

Amiga e camarada vespa, companheira de grandes noitadas, jantaradas, cartadas, blogadas, borgas, almoçaradas e afins ...

Pois é pá ... atiraste-te pró chão !!!! e duas vezes no mesmo sítio é obra heim ... um feito só ao alcance dos grandes artistas das duas rodas como tu mesma !!!!

És um cromo pá ... e dos mais difíceis da colecção ... que graça é que tinha a minha vida sem ti ???? dizes-me ... és tu que dás cor a tudo isto mulher ... e depois claro, sobre para mim para alancar e fazer de dama de companhia às consultas !!!!

Mas sabes que faço tudo com o maior prazer né ... só para ires ver a maria rita até aguentava duas horas contigo às cavalitas mulher ... isso é que ele era bom a minha amiga maior não assistir ao concerto !!!!

Foi tudo o que dizes linda ... palavras para quem não gosta dela ???? (...) mas há alguém que não goste dela ???? ;) ... nós gostamos, e isso é que conta... gostamos tanto que no próximo concerto lá estaremos a saborear cada minuto !!!!

babinho da molusca para a coxinha do tide !!!! :))))

Caracolinha disse...

Olá nilson, meu querido amigo !! :)

Pois devias, vinhas conosco !!!!

Ela é encantadora, concordo em absoluto contigo.

Olha que lindo, é tal e qual ... a mãe haveria de rebentar de orgulho !!!!

Beijinhos encaracolados para ti meu lindo !!!! :))))

Caracolinha disse...

Minha cat ... minha querida amiga, meu tesourinho ... agora, com as mudanças, ficaste um nico mais longe de mim ... mas o teu lugar no coraçãozinho da caracolinha continua imaculado porque é só teu mesmo !!!!

Pois, desculpa por não te ter avisado do regresso, falha minha, imperdoável !!!!

Olha queridinha, lindos são os teus olhos e tu ... por isso é que tudo te parece tão bonito também ...

És uma amiga muito especial, sabes não é ... adoro as horas do dia que passo contigo, trabalhar assim é um prazer !!!! :))))

Olha, é isso mesmo, o que faz falta é animar a malta e muita saudinha para gozar o novo e maravilhoso espaço que nos ofereceram ... :))))

Beijoquinha muito GÔDA como tu mereces, adoro-te minha linda !!!!

:))))))))

Living Place disse...

Uma noite em cheio, sim senhora!

A .Carlos disse...

Olá Caracolinha,
Realmente a "moçinha" sai á Mãe, com aquela voz enesquecivel.
Expectacular a forma como descreves todos os momentos, inclusivé o momento "altissimo", que deve ter sido o encontro imediato com os carris
;)
Beeijinho e boa semana Caracolinha
:)

Fragmentos Betty Martins disse...

É DIVINA mesmo!

A sua voz... a sua voz faz sempre lembrar a da mãe Elis...

Convido-te: vai até ao "Fragmentos" ficarei feliz se te encontrar por lá :)

Beijinhos

Pitucha disse...

Que inveja Caracolinha! Gostaria tanto de a ter visto! Ao menos ti contaste-me como foi!
Beijos

Eva Shanti disse...

Caracolinha,

Música à parte, a D. Rita tem uma bela tatuagem. Gostei!

Bjs