domingo, fevereiro 11, 2007

Tá de Chuva ...

Considero-me uma pessoa minimamente inteligente. Tão inteligente que consigo perceber o peso da responsabilidade que me cai nos ombros quando me pedem para decidir seja aquilo que for ...

Não contesto, como nunca contestei, a opinião dos outros ... nem nunca deixaria que os meus argumentos se sobrepusessem aos de ninguém, da mesma forma que nunca me deixaria influenciar pelos princípios que regem a vida dos outros, afinal vivemos em democracia e isso é uma pedra basilar quando se trata de perceber que cada um tem que pensar pela sua cabeça ...

Ora, e por falar em democracia, solicitava que alguém me explicasse que raio de fenómeno é este que faz com que as pessoas se divorciem do seu papel de cidadãos e “deixem andar”... o que é que se passa com as pessoas quando volto a ouvir em programas televisivos argumentos como “o tempo de chuva também não ajudou ao referendo” - parece-me que da outra vez o sol também terá “queimado” as intenções de voto - ou seja, este referendo “afundou”. Literalmente.

E com ele afundaram-se todos os portugueses que exerceram conscientemente o seu direito de voto. Todos aqueles que realmente percebem que fazem a diferença ... e que, ao observarem que o peso da abstenção tem mais valor que o peso da consciência vivida em pleno e materializada no voto, se perguntam ... como pode ser possível que não se aprenda com os erros do passado ????

Isto porque já no passado nos pediram para decidir ... e nós, com a nosso tradicional encolher de ombros, a nossa usual inércia, o nosso tão famoso nacional porreirismo, a nossa péssima memória a médio prazo - parece-me que só somos bons para viver dos feitos dos nossos conquistadores que desbravaram os mares em busca de novas terras, aqueles que já cheiram a bafio mas que ainda fazem muita gente encher a boca a dizer que já fomos “donos do mundo - voltámos a enterrar os rabos no sofá e pusemos nas mãos do “destino”, do “fado” (essa coisa tão portuguesa) mais uma decisão tão importante como esta.

Com níveis de abstenção desta ordem, e com mais um referendo não vinculativo, pergunto: como é possível que não se considere a participação daqueles que resolveram “pôr a mão na massa” ?? porque é que não se vinculam decisões aos votos daqueles que se quiseram vincular com o seu voto e a sua participação cívica ?? como é que pode ter mais valor o “não votar” ??


Percebo claramente que, sendo um dever, o voto, não é, nem deve ser, obrigatório. Mas caraças, que valor se dá então a quem vota “sim” ou “não” ?? que papel temos nós, aqueles que calçaram as barbatanas e vestiram o fato de mergulho e se aventuraram neste dia de chuva ??

Eu não me importo nada com quem não vota, da mesma forma que acredito que quem não vota não se importa que eu vá votar ... agora, perceber que os “não votos” dos que escolheram talvez, demonstrar o seu desinteresse pelos referendos ou pela questão do aborto, com um virar de costas ao cartão de eleitor, contem para não vincular a minha opinião e a de todos aqueles que se quiseram fazer ouvir, isso é que me lixa ...

Mas, apesar de todo este desabafo ... parece-me que ... SIM ...

Fico feliz porque foi nesse quadradinho que coloquei a minha cruz e, volto a repeti-lo, não admito contestem a minha escolha da mesma forma que nunca condenei aqueles que preencheram o quadradinho do lado ... cada um pensa por si e assim é que é bonito ...

Porque quem é a desfavor do aborto continuará a fazer o seu trabalho e a apoiar as mulheres de acordo com as suas crenças e quem é a favor se encarregará de acreditar que demos um passo em frente na melhoria das condições de saúde e de assistência às mulheres no sentido de dignificar a sua condição e um passo a trás na hipocrisia e falso moralismo.

Sou portuguesa. Sou votante convicta. Não falho uma. Nem falharei enquanto puder. Porque voto. Porque decido. Posso falar.

Um beijinho aos amigos do SIM e outro aos amigos do NÃO, porque mais importante do que as coisas que nos afastam, são aquelas que nos aproximam ... é assim em democracia ... :)

Caracolinha Referendadeira

27 comentários:

Madeira Inside disse...

Querida amiga!
Esta sintonia só mesmo com duas pessoas muito inteligentes! :P
Como viste, no meu cantinho, a minha "observação" foi exactamente a mesma que a tua! Eu até acabei de enviar a minha para o Diário! Hehe! Não consigo estar "calada"!! Não! Hehe!! E viva o sim!! E o resto respondo-te com o que escrevi lá no meu blog!!
O Norte, a Madeira e os Açores assustaram-se! Ia tendo um colapso! Mas ainda bem que os restantes saouberam o que fazer!! Agora não ir votar, pelo amor de Deus......!!!!!

Bem, dpois disto tudo prometo regressar aos poemas!!! :P
E amanhã começam as aulas!! Oh não!! Fériassssssss!!

Minha maiga, um beijinho para ti e muitos :)))))))))))))))))))

*************************ciao

Madeira Inside disse...

Primeira no meu blog, primeira no teu!!! Hehe!!

....agora segunda também :P*********

wind disse...

Bem o teu melhot post que li até hoje!
Concordo em tudo e assino por baixo.
Não entendo o que pensam, se é que pensam, as pessoas que se abstiveram.
Ouvi o Sócrates e disse que após um período de reflexão isto vai para a frente. Espero sinceramente que sim, porque eu, tu e muita gente votámos para que algo mudasse neste país.
Parabéns pela clareza, convição e savoir faire com que editaste o post:)
Beijos
PS:Mandas a eu a música, please?:)))

LM disse...

Caracolinha linda!!
Beijo

Alien8 disse...

É assim mesmo, Caracolinha!


Um grande beijo de todos para todos, para uma grande semana!

:)))

greentea disse...

gostei muito deste post!!

Um abraço parati

Miguel disse...

Caracolinha,

Os meus parabéns pelo teu excelente post ...!

Infelizmente somos um pais que ralhamos, discutimos mas quando chega a hora de decidirmos sobre as questões nacionais, ficamos em casa muito acomodados ao sofá ...!

Uma Boa Semana!
Bjks de toda a Cª da Matilde!

Movimento Pela Net Mais Barata disse...

O blog também já é uma arma do povo, podes expressar a tua opinião e denuncar situações que te desagradam, podes lutar por causas ou simplesmente ter um espaço lúdico.
No nosso lutamos por uma net mais barata e acessível, passem por lá e contribuam!

Fábula disse...

tb acho que se devia repensar as leis respeitantes às votações em Portugal. é que me parece que quem fica em casa ainda se fica a rir, assim tipo "olha, que cambada de parolos, foram votar para nada!".

Maria disse...

O Beco do Arco das Velhas voltou e em força...
Quis deixar mensagem na vespinha mas ela não deixou... deu-me duas ou três ferroadas...

Paola Vannucci disse...

Querida

voltei de férias, e seu blog sempre maravilhoso com belas musicas e escritos

beijos

venha ler meu primeiro texto do ano

com carinho

Paola

Mocho Falante disse...

lááááááá....venho aqui deixar o meu voto...quer dizer o meu comentário...se bem que não mereces, sim porque o que eu te devia fazer era ignorar a tua casca como andas tu a ignorar o meu poiso..prontus já tive a minha fúria ciumenta... pois olha amiga de mi corazon, eu vesti o escafandro e lá fui eu de recife em recife até às urnas e valeu a pena...ó se valeu afinal já estávamos à espera desta justiça social há tanto tempo não era????

Bábas ciumentos e feridos pela sua indiferença que nem um comentário nem uma chamadinha para mim...nada chiuf chiuf

Hindy disse...

Em Dia de S.Valentim ando a saltitar e a distribuir beijinhos hindyados a todos! :o)

Anónimo disse...

Olá!

Se gostas de cinema vem visitar-nos em

www.paixoesedesejos.blogspot.com

todos os dias falamos de um filme diferente

Paula e Rui Lima

Cristina disse...

epá, uma lição de espírito cívico, sim senhoras!!!

ora aí está! quem conta é quem está e o mundo pula e avança como nas mão da Constança! quem não gosta estivesse e mainada!

uma grande beijoca miuda linda de micorazon:)

Vica disse...

E qual foi o resultado?? Estou muito curiosa! Eu votaria sim, embora eu pense que eu, pessoalmente, nunca faria um aborto. Mas viva à Democracia!

Unknown disse...

Realmente Caracolinha, há coisas que naum percebo... Comodismo? Naum acreditar em mais nada? Se a abstenção é dessa ordem, com que direito reclamar em seguida, se naum houve participação?

Naum há dúvida que este país é um país de rancores contraditórios. :Z

Bjzz referendados

Parrot disse...

Isso mesmo, e quem fala assim é porque não é gaga. :))))

Pois é, dizes tudo, mas não concordo com duas coisas:
1 - Eu NÃO. :)
2 - Penso que não é por se pensar diferente, se devem afastar as pessoas. O verdadeiro sentido da amizade, vai muito mais longe e é muito mais abrangente, pois de outra forma….algo está mal.

À pouco tempo alguém me disse que a "luta" é a mesma mas vista por diferentes pontos de vista. É isso mesmo, apenas existem formas diferentes de encarar o mesmo problema. Qual será a melhor? Ninguém sabe, mas como a decisão está dada, resta ir em frente. Os defensores do SIM, viram feita a sua vontade e lutaram pelo que acredita, os defensores do Não, foi ao contrário, no entanto penso que ganharam força e, de uma forma diferente, ainda podem continuar a defender em que acreditam.

Quanto aos outros...aqueles que antes foram para a praia, e desta vez não foram porque estava a chover....esses, muitas vezes, são so donos da razão....os sabichões da tasca e das pastelarias, passando pelo cabeleireiro e pelos restaurantes.....
Mas uma coisa é certa, tudo o que passa fora da "bola", e quando se entra na coisa mais sérias, é que a porca troce o rabo....é uma desgraça e é o reflexo da forma como a sociedade encara (ou não) as coisas importantes. Assim como tu, não entendo.
Eu, eu sou votante convicto. Nunca falhei uma. Não falho uma. Nem falharei enquanto puder. Porque voto. Porque decido. Porque é uma forma de falar.

Já agora:
NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO me vou embora sem antes deixar um beijo de carinho e admiração. ;)

Alien8 disse...

Caracolinha,

Bom fim de semana e um beijo :)

Fragmentos Betty Martins disse...

Querida Caracolinha

Adorei o teu texto "Referendadeira"

Bom Carnaval

Beijinhos com carinho

Belzebu disse...

Estou zangado, é claro que estou! Tu não me ligas nenhum e eu não tenho culpa do preço das couves!

ehehh!! Saudações infernais!

dakidali disse...

Concordo contigo.
Beijinhos

Paola Vannucci disse...

Querida

Bom final de semana

Carinho Paola

Não consegui deixar recado aqui em cima, hj
sábado dia 24

Cristina disse...

Um post maravilhoso, nunca li melhor
:)
beijinhu e um bom fim de semana
beijinhuss

Alien8 disse...

Bela homenagem ao Zeca, com uma das músicas mais antigas e de que mais gosto!

Boa semana por aí.
Um beijo de todos.

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

O REGRESSO

Os amigos insistiram no regresso do “BEJA”.

O desejo íntimo também era grande…

Porque não dar vida de novo a este projecto?

Além das notícias do Alentejo voltamos a ter outros

temas interessantes e sempre a lembrança dos

bons Poetas Alentejanos e não só.

Assim decidimos voltar e esperar o bom acolhimento

de sempre dos Amigos que aqui encontrei e dos

novos que porventura nos visitem.

Abraços amigos

Ana Abreu disse...

Esta taxa de abstenção é algo que me deixa profundamente irritada. Os nossos antepassados lutaram pela democracia, pelo direito de voto...e agora as pessoas simplesmente acham-se no direito de não ir votar?! Eh pá, é um absurdo!! Inadmissivel!!!
Bom blog e bom post!!

Bjs