quinta-feira, março 30, 2006

Ice Age 2 ...


Hoje fizeram-me uma surpresa “daquelas” ... e se há coisa que eu gosto é de uma boa surpresa !!

Só me disseram a hora e me levaram à pendura de Vespa até ao local onde supostamente tudo iria acontecer ...

Chegados lá, o local era-me mais que familiar, um cinema de que eu gosto e, logo de seguida, uma instrução rigorosa ... “agora entras sem levantares os olhos do chão e sentas-te ali na mesinha daquele café de costas voltadas para os cartazes dos filmes e nem te atrevas a olhar para trás...”.

Ordem cumprida, lá fiquei sossegada à espera do que lá viria ... mas o que me esperava era muito, mas muito mais do que eu poderia imaginar .... lá entrei na sala ao meu melhor estilo esquizóide, de olhos postos no chão, e a surpresa chegou ao ponto de até os ouvidos me taparem para ninguém que entrasse dissesse o nome do filme e eu me arriscasse a ouvi-lo ... !!!!

A sala não estava cheia, longe disso, o que mais me fez acreditar quando me disseram anteriormente (a única pista que me facultaram) que iria ver a reposição de um filme francês do qual falara muito e que nunca cheguei a ver ... mas, de repente, entra uma revoada de mais de 10 crianças de uma vez ... "para ver a reposição de um filme francês ????" (pensei eu), estranho mas, de repente passou-me pela cabeça que podia ser a reposição do famoso Bambi (mas em francês ????), aquele veado que fez as crianças da minha geração chorarem baba e ranho ... bem nesse aspecto, estávamos bem servidos nós as crianças dos anos 70 e princípios de 80, era uma desgraceira pegada, a começar no pobre Calimero, o pinto com a mais baixa auto-estima da história da banda desenhada e a acabar no Marco que acabava cada episódio a correr no caís atrás de uma mulher, que, após 24 horas de angústia, descobriamos no dia a seguir que não era a mãe dele ... mas adiante ...

Assim que se apagaram as luzes comecei a ver genéricos de filmes animados e a hipótese Bambi avançava em direcção a mim com cada vez mais força, e comecei a acreditar que a do filme francês era uma pista falsa, tão própria das surpresas ....

E, de repente, sem que nada fizesse esperar eis que vejo uma das minhas personagens favoritas de sempre, Scrat, esse esquilo da pré-história, mais uma vez a fazer as honras da casa ... e caí em mim ... diz quem estava ao meu lado que os meus olhos brilhavam mais do que os de qualquer criança que assistia e o caso não era para menos, eu estava, sem suspeitar sequer, na estreia da segunda parte do meu filme de animação preferido – A Idade do Gelo !!!!

Com a amizade e união como pano de fundo e com uma qualidade absolutamente fabulosa, esta Idade do Gelo, Parte 2, aposta claramente em mais cenas desta que foi uma das personagens mais bem conseguidas do filme de estreia, Scrat, quem mais ?? algumas delas que me fizeram quase rebolar de tanto rir, onde a sua obsessão pela busca de bolotas o faz ir cada vez mais longe de formas cada vez mais originais.


O filme vale por tudo. Mostra que cada vez mais se pode ir longe na banda desenhada... impressionante a capacidade com que se transmitem as texturas dos pêlos, os sons, as paisagens, o “falar dos olhos” ... a facilidade como se passam emoções ... nesta amizade feita de compatibilidades e incompatibilidades, de momentos em que o pânico se transforma em humor e os medos são jogados para trás das costas porque tudo vale quando se trata de salvar e estar com quem se ama.

Um filme que prova que o amor não existe sem amizade e que, de certa forma, a amizade também não existe sem amor ...

A não perder, para disfrutar, de cada minuto ... aguardo ansiosamente que seja editado em DVD para poder arrumar a Parte 2, bem juntinha à Parte 1 que já mora na minha prateleira há algum tempo ...

A ti, obrigada pela surpresa, por ma teres conseguido fazer, e pela partilha de mais um momento tão especial.

Caracolinha no Degelo

quarta-feira, março 22, 2006

Só ...


Só o Amor me faz Correr ...
Só o Amor me faz Ficar ...
Só o Amor me faz Perder ...
Só o Amor me faz Querer Mais ...

(Acordar – Rádio Macau)

Caracolinha Acordada

sábado, março 18, 2006

La Marche ...


Hoje vi o mais belo documentário a que já tive oportunidade de assistir na minha vida ... uma história de amor, de danças, de luta, de subsistência, de partilha, de união, de instintos, de protecção, de cumplicidades, de chamamentos, de reconhecimentos, de frustrações, de experiência, de inexperiência, de disputa, de desespero, de caça, de resistência, de longas caminhadas ... uma marcha ... pela sobrevivência.

Um filme que relata e retrata as longas caminhadas que, em todos os Invernos, os Pinguins Imperadores têm que fazer no local mais inóspito da Terra, levados pela necessidade de reprodução e preservação da espécie.

Os fabulosos diálogos “emprestados” a este fantástico filme e narrados pelas vozes de Romane Bohringer, Jules Sitruk e Charles Berling, trazem às personagens, e uso a palavra “personagem” de forma absolutamente consciente, ainda mais emoção e tornam esta película numa fantástica descrição de bravura em que o instinto dita as regras e as impõe com uma força tal que se torna impossível acreditar que existe a palavra “desistir” .... aqui só se desiste quando a última réstia de força falta.

Imperdível, fascinante, inesquecível, emocionante, inesperado ... e com uma banda sonora absolutamente imperdível da qual deixo aqui a tocar um pedacinho para vos abrir o apetite ...

Um filme de Luc Jacquet .... nomeado para um Óscar de melhor documentário e que ... acabou por o arrebatar ... não gosto de falar do que não conheço e, de facto, desconhecia os outros candidatos a esta categoria, mas não posso, depois de ver esta autêntica obra prima, deixar de dizer ... muitos parabéns a quem aguentou as terríveis condições climatéricas e, durante um ano, acompanhou e testemunhou uma experiência de vida que, em nome da reprodução e protecção da sua espécie, aguenta e suporta as mais duras provas ...

Mais uma vez os animais a mostrarem-nos que ainda temos muito a aprender com eles ... e que bom é aprender desta maneira.

Resta-me um agradecimento à amiga Vespinha por esta excelente dica.

A Marcha dos Pinguins ... já à venda, para quem quiser guardar para sempre um filme que não se esquece. Eu já cá tenho o meu ...

Caracolinha Marchante

quarta-feira, março 08, 2006

Parabéns Lin-DINHO ...


Há sentimentos que são tão fortes que se tornam quase impossíveis de descrever por palavras .... já te tinha dedicado um post inteirinho ..., lembras-te ???? um post só teu ... em que te dizia tudo aquilo que trouxeste à minha vida ... tudo aquilo em que a mudaste .... a forma como a preencheste, as cumplicidades, as brincadeiras, os momentos únicos, os afagos, as aprendizagens mútuas ... a alegria por te ver crescer forte e saudável porque quando vieste parar às minhas mãos depois de estares praticamente ao abandono nem sequer tinhas dentes ainda, quando te depositaram nas minhas mãos como se não valesses nada nem imaginavam que valias tudo .... eras tão pequenino que me cabias numa mão aberta ... não tinhas dentes, mas tinhas pulgas .... muitas !!!!

E tinhas no olhar aquele brilho que só têm os fortes .... aqueles que querem viver para fazer os outros felizes .... para serem leais e inseparáveis, para serem os maiores e os melhores companheiros do mundo. Foi por uma questão de minutos que nos cruzámos e que te vi .... nem sabes as vezes em que pensei que se me tivesse atrasado 2 minutos já não te tinha visto ... mas não me atrasei .... cheguei bem na hora ... porque tinha que chegar ... porque já eras tu aquele que me ia acompanhar a casa e trazer a luz aos olhos de quem me ajudou a criar-te com todo o amor a que só a relação a três mais feliz do mundo consegueria dar forma.

Já eras lindo ... eras, e és, o cão mais lindo do mundo .... e já eras nosso ... a facilidade com que te moveste cá em casa desde a primeira hora como se tivesses reconhecido desde o primeiro segundo cada canto como o teu canto ... a forma como respondeste de imediato ao comer a comida que pacientemente te amoleciamos em água porque sem dentes só conseguias comer aquela pápa ... o que tu precisaste logo de nos sentir desde o primeiro segundo ... como adormecias ao nosso colo, como chorávas de noite ... como nos adoptaste desde o primeiro olhar ....

Hoje continuas aqui, connosco, a fazer-nos perceber que representas uma parte de ambos ... se por um lado és super tolerante, calmo e sempre de bem com a vida ... por outro lado não resistes a uma boa brincadeira, a uma correria tresloucada e tens esse sentido de humor que se reconhece à distância .... ah, e és um "bom garfo" ... lá nisso também tens bem a quem sair ... a vida para ti é uma festa, e tu para nós foste o maior presente !!!!

Fazes 4 anos ... incrível como o tempo passa quando nos divertimos não é ????

E estás aí no sofá ... a olhar para nós com esse ar de quem acredita no amor incondicional que te temos e que tu nunca perdes uma oportunidade para retribuir ... estás nos nossos corações, companheiros de grandes aventuras que já passaram e de todas as outras que a vida seguramente ainda nos proporcionará ... porque cá em casa já sabes qual é o lema ... andas sempre connosco para todo o lado .... porque sítios que não sirvam para ti também não servem para nós ... porque a vida só faz sentido quando a partilhamos em todos os momentos .... por isso meu lindo, mochila às costas e aí vamos nós ... viver o muito que a vida ainda tem para nos dar e que se reflecte em cada brilho do teu olhar, no abanar constante dessa tua linda cauda, nos suspiros profundos de cada vez que estás deitado no meio de nós, no teu conhecer de cada um dos nossos passos e hábitos .... no belo cão em que te tornaste .... na parte de cada um de nós que tu aprendeste e adoptaste ...

Amo-te ... amamos-te ... e vamos estar contigo, sempre de mãos e pata dadas como se os três fossemos um só ...

PARABÉNS PELOS TEUS 4 LINDOS ANOS E PELO ORGULHO QUE NOS FAZES SENTIR A CADA DIA QUE PASSA !!!!

Caracolinha e Chinho ... os donos mais babados do mundo !!!!

segunda-feira, março 06, 2006

Hello There ...



Smile ... Snail Girl Is Watching You ... :))

Entretanto deixo-vos esta espectacular regressão musical à minha adolescência ...

Caracolinha The Big Sister ... :))

sexta-feira, março 03, 2006

O Inimigo ...


Foi medonha tormenta a minha mocidade,
Aqui e além cortada por brilhantes sóis;
A chuva e os trovões fizeram tais estragos
Que poucos frutos rubros no jardim me sobraram.

E eis-me já em pleno Outono das ideias,
Quando é preciso usar os ancinhos e a pá
Pra arranjar outra vez a terra, após a cheia,
Onde a água escavou, quais tumbas, grandes valas.

E quem sabe se as flores que eu sonho, renovadas,
Poderão encontrar nessa areia lavada
O místico alimento que lhes dê vigor ?

- Ó dor ! Ó minha dor ! O Tempo engole a vida,
E o que nos rói o peito, esse obscuro Inimigo,
Com o sangue que perdemos cresce e ganha força !

Charles Baudelaire – As Flores do Mal

Caracolinha feita de Sonhos Renovados