terça-feira, fevereiro 21, 2006

Intimidades ...

(...)

Mas, depois de muito refletir, continuou :
- Que significa «ter intimidade» ?
- Os homens – explicou a raposa – têm espingardas e andam à caça. É muito aborrecido! E também criam galinhas. É só o que lhes interessa. Andas à procura de galinhas ?
- Não – respondeu o principezinho. – Ando à procura de amigos. Que significa «ter intimidade»?
- É uma coisa demasiado esquecida – explicou a raposa. – Significa «ter relações de proximidade».
- Ter relações de proximidade ?
- Sim – confirmou a raposa. – Para mim, tu não passas de um rapazito semelhante a cem mil outros rapazitos. Não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Para ti, eu sou uma raposa semelhante a cem mil raposas. Mas se tiveres intimidade comigo, precisamos um do outro. Tu serás, para mim, único no mundo. E eu serei, para ti, único no mundo ...

(...)

Mas, retomando a sua ideia, a raposa prosseguiu :

- A minha vida é monotona. Caço galinhas e os homens caçam-me. Todas as galinhas se assemelham e todos os homens se assemelham. Por isso, aborreço-me um pouco. Mas se tiveres intimidade comigo, a minha vida encher-se-á de sol. Passarei a distinguir um ruído de passos diferentes de todos os outros. Os outros passos fazem-me esconder debaixo da terra. Os teus, como uma melodia, convidar-me-ão a sair da toca. E depois, olha! Vês além os campos de trigo? Eu não me alimento de pão. O trigo, para mim, para nada presta. Os campos de trigo nada me evocam. E isto é triste. Mas o teu cabelo é da cor do ouro. Se tiveres intimidade comigo, será maravilhoso. O trigo loiro far-me-á lembrar de ti. Apreciarei o sussurar do vento por entre os trigais ...

A raposa calou-se e deteve-se a olhar para o principezinho durante muito tempo.

- Faz favor ... tem intimidade comigo – pediu.
- Com muito gosto – respondeu o principezinho.

(...)

Foi assim que o principezinho começou a ter intimidade com a raposa. E, ao aproximar-se a hora da partida:

- Ah, exclamou a raposa ... – Vou chorar.
- A culpa é tua – respondeu o principezinho. – Eu não queria fazer-te mal, tu é que quiseste que tivesse intimidade contigo ...
- Pois foi – concordou a raposa.
- Mas vais chorar! Observou o principezinho.
- Pois vou – respondeu a raposa.
- Então, não lucraste nada!
- Lucrei sim, graças à cor do trigo.

(...)

Voltou então para junto da raposa:

- Adeus... – disse.
- Adeus – disse a raposa. Vou confiar-te o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos. (...)

in O Principezinho – Saint-Exupéry

Post mudado ... música de um grupo que tu adoras ... e o que é que eu não faço por ti heim ???? ;)

Caracolinha Intimista ...

sábado, fevereiro 18, 2006

Ora Pois ...


Caracolinha à Pazada ... :)

sábado, fevereiro 11, 2006

Medos ...


O medo “racional” é preciso e necessário, é um sinal de alarme, é o despertador dos sentidos que nos mantém alerta sempre que executamos uma tarefa ou planeamos uma acção ... é o medo do medo e o seu descontrole que faz os estragos, o medo do que “aí vem”, tira-nos quase sempre a capacidade de pensar que o que “aí vem” pode significar a diferença entre o tudo e o nada. Como diz Epicuro «o medo é um microscópio que aumenta o perigo».

Viver com medo é viver fechado num mundo demasiado pequeno, feito de grades invisíveis. Viver a contar cada estímulo e sabe-los a todos de cor. É amarrar ao pé um peso que custa demasiado a arrastar. É ver sombras de horror que aparecem vindas sabe-se lá de onde e concluir-se depois que não vinham de lado nenhum ... que eram apenas reflexo de algo que transportávamos e que projectámos para o exterior como um filme que se exibe num ecran.

É querer gritar bem alto e, de cada vez que se tenta, descobrir que não se tem voz. É querer fazer do mundo um local seguro e plano para que possamos caminhar sobre ele de olhos fechados, sem apreciar o inesperado naquilo que nos rodeia. Porque não podem existir surpresas num mundo sem curvas ... na planície sabemos sempre o que vem a seguir.

Viver com medo é tirar todas as cores do quadro da vida e passar o tempo inteiro a olhar para o vazio da tela sem ter a coragem de sujar as mãos na tinta.

É planear, congeminar, exercitar cada movimento, perder a capacidade de ser genuíno, a hipótese de improvisar, o prazer da descoberta, é contentar-se com o nada que se possuí. É olhar para trás e descobrir o pouco que se tem para contar, perceber que não se coleccionaram surpresas, sustos, imprevistos, irregularidades, impossíveis.... e sonhos.

É fazer o contrário do que devia ser. É construir um inimigo e oferecer-lhe os nossos pulsos de mão beijada para que nos algeme. É ser um toxicodependente dos afectos e fazer do medo uma droga que se consome desmesuradamente, fazendo do amor que os outros nos têm uma moeda de troca para comprar adiamentos de tempo e de planos, que apenas servem para continuar a ver a vida a passar-nos ao lado e a fazer de nós os seus reféns.

É jogar às cartas e nunca ter trunfos. É comer o melhor petisco do mundo com o nariz entupido ... e não lhe sentir sequer o sabor.

É brincar à apanhada com a vida e correr sempre atrás dela ... sem nunca lhe conseguir deitar a mão.

É cortar planos pela raíz, destruir os nossos sonhos e os dos outros com apenas uma palavra, testar os limites do amor que nos têm, impor barreiras, perder a memória do “como foi bom...” e passar a viver do “eu dantes fazia...”.

E há lá coisa mais estranha do que ter pernas e não querer andar?? do que estar cansado antes de começar a correr?? de desistir antes de ter tentado?? de responder antes sequer de ouvir a pergunta??

Viver de antecipações é bom para quem não tem expectativas, para quem não confia naqueles por quem é profundamente amado, para quem nunca consegue perder a rigidez, para quem é incapaz de se deixar cair para trás, à confiança, enquanto a voz de sempre nos diz “eu seguro-te”.

Quem vive com medo fica quatro horas numa fila de trânsito porque receia experimentar um caminho novo ... sem sequer nunca pensar em tudo aquilo que podia fazer com o tempo ganho se tivesse tentado um percurso alternativo ...

Não existem lágrimas mais bem empregues do que aquelas que caem quando se experimenta algo que nos dá medo ... mal empregadas são aquelas que se derramam enquanto se fica parado por se ter horror de tentar.

Viver com medo é estar sempre alerta, é ser um péssimo gestor de energias, é como não ter dinheiro e insistir em coleccionar dívidas ao invés de as começar a pagar ... é ver uma bola de neve transformar-se numa avalanche que nos arrasta a nós e a todos aqueles que estão ao lado.

Este medo é uma parede sempre pequena para quem se esconde atrás dela e demasiado grande para todos aqueles que nos querem encontrar ... é uma âncora de ilusões que prende o nosso barco ao fundo e não nos deixa navegar ao sabor da maré.

É como fazer uma colecção de cromos e ter uma caderneta cheia de figuras iguais. É querer dançar e só saber um passo. É não saber surpreender e não deixar que nos surpreendam.

Não é viver. É sobreviver.

Caracolinha Pensativa

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

4 Quatros ...


Este foi, decididamente, um fim de semana de desafios ... depois de no sábado ter respondido a um do meu amigo mais lindo, hoje, o meu lado bipolar, esticou-me a mão e puxou-me para mais uma brincadeira ... e eu, que nunca me nego a estas coisas, voltei a puxar pela cabeça e a ir ao baú das recordações ....

Embora com um dia de atraso, aqui vão as respostas ao desafio 4 quatros :

4 Empregos que Já Tive/Tenho :
- Dei aulas de Psicologia durante 4 anos
- Consultas de Psicologia
- Dou Formação em Produtos
- Gestora de Produtos

4 Filmes Que Voltava a Ver
- Balas Sobre a Brodway (adoro Woody Allen)
- A Idade do Gelo (adoro desenhos animados)
- O Quarto do Filho (adoro o Nanni Moretti)
- Les Voleurs (adoro a Catherine Deneuve)

4 Sítios Onde Já Morei
- Cascais
- Lisboa (no sítio x)
- Lisboa (no sítio y)
- Lisboa (no sítio z)

4 Séries Que Via
- Verão Azul
- Anjos de Charlie
- Espaço 1999
- Alô Alô

4 Sítios de Férias
- Peniche
- Nazaré
- Magoito
- Fuzeta

4 Pratos Preferidos
- Arroz de Tamboril (como à “pazada”)
- Bolonhesa de Soja (o meu lado semi-vegetariano)
- Empadão de Vegetais (idem)
- Picanha ou Gaitada (tanto me faz desde que seja no "sítio do costume”)

4 Sites Obrigatórios (Podem ser Blogs ?? Podem, de Certeza ...)
- O Mocho Tagarela (o meu Amigo de ontem, de hoje e de sempre)
- A Vespinha “Mai” Linda (o Ser Humano mais bonito que já conheci)
- A Água Sempre Viva (um verdadeiro "remoinho")
- A Rédea Sempre Solta (sempre ao seu melhor estilo)


4 Sítios Onde Gostava de Ir
- Portela do Homem
- Cuba
- Austrália
- Argentina

O desafio ? esse passo-o para os quatro lá de cima :

- Mochinho kakaka
- Vespinha kekeke
- Água Viva
- Rédea Solta

Vamo lá imbora trabalhar mazé !!!!

Caracolinha Respondona

sábado, fevereiro 04, 2006

Ups ...


Porque até os moluscos, animais reconhecidamente lentos, se tornam rápidos na hora de responder a um bom desafio, aqui estou eu a ripostar ... esta é para ti meu amigo penugento mais lindo ...

Aqui venho confessar publicamente apenas aquilo que é confessável ... sim, porque o resto continua no segredo dos deuses !!! ... mas, também, que piada tem os outros saberem tanto como nós né ????

Aqui ficam então cinco de outras coisas que fazem desta caracolinha “a” caracolinha:

- Lido imensamente mal com injustiças;
- Não suporto ver coisas viradas de pernas para o ar sem as ir logo endireitar;
- Descalço-me e mudo de roupa mal chego a casa;
- (AINDA) Não consigo andar de avião;
- Amo números pares e detesto números impares (excepção feita ao 7 e ao 13) .

E agora ... porque o objectivo é não quebrar a corrente, aqui ficam os meus queridos 5 contemplados :

- A Maior e Mais Linda Amiga, Companheira das Lides Vespistas
- A Dona da Teia Onde Mais Gosto de Cair
- A Ovelha Mais Negra do Meu Rebanho
- A Água Mais Viva da Blogosfera
- O Meu Grande Amigo Lampião

Caracolinha Desafiadora

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

The Time Is Now ...

You're my last breathe
You're a breathe of fresh air to me
Hi, I'm empty
So tell me you care for me

You're the first thing
And the last thing on my mind
In your arms I feel
Sunshine

On a promise
A day dream yet to come
Time is upon us
Oh but the night is young

Flowers blossom
In the winter time
In your arms I feel
Sunshine

Give up yourself unto the moment
The time is now
Give up yourself unto the moment
Let's make this moment last

You may find yourself
Out on a limb for me
Could you expect it as
A part of your destiny

I give all I have
But it's not enough
And my patience is shot
So I'm calling your bluff

Give up yourself unto the moment
The time is now
Give up yourself unto the moment
Let's make this moment last

Give up yourself unto the moment
The time is now
Give up yourself unto the moment
Let's make this moment ... last

And we gave it time
All eyes are on the clock
But time takes too much time
Please make the waiting stop

And the atmosphere is charged.
In you I trust.
And I feel no fear as I
Do as I must.

Give up yourself unto the moment
The time is now
Give up yourself unto the moment
Let's make this moment last.

Tempted by fear
And I won't hesitate
The time is now
Let's make this moment last
And the night is young
The time is now.
Let's make this moment last.

Give up yourself unto the moment
The time is now
Give up yourself unto the moment
Let's make this moment ... last.

Esta é para ti
Amiga ... enquanto não consegues ouvir a que eu te enviei, vais ouvindo aqui, e acompanhando a letra que, como dizes, é fabulosa. Obrigada pelas tuas palavras.

Caracolinha Musical