quinta-feira, julho 21, 2005

« DesaFINANÇAS ...»

Qual não é o meu espanto quando, ontem à noite, vinda eu ainda a viver as réstias de felicidade que trazia por ter estado a nidificar com o amigo mocho, mais os amigos do costume, chego a casa ainda de sorriso rasgado ... ligo a televisão do quarto e ... o meu queixo cai .... sento-me à bordinha da cama assistido incrédula à notícia que passava na SIC Notícias ... o Ministro das Finanças «deu à soleta», «pôs-se ao fresco», «bazou», «deu de frosques», «raspou-se», «levantou a âncora», «saiu», «abandonou o cargo», «pôs o lugar à disposição», «apresentou a sua demissão» ... seja lá que nome lhe dermos continua sempre a parecer estranho...

E parece-me estranho por muitas razões mas, essencialmente por esta: como é que é possível que um homem, que há bem pouco tempo, tomou decisões de uma violência extrema (não está aqui em causa a intenção com que decidiu), que nos afectam a todos, e de que maneira, que podem marcar a diferença entre o desabar ou não de muito orçamento familiar, se lembre agora de dizer que já não lhe apetece mais jogar a este jogo ????

Eu até percebo que, de facto, ele possa ter ponderado que perder as chorudas reformas das quais beneficia o podia fazer vacilar entre continuar ou não ... mas porque é que ele não se lembrou logo disso ????

Foi preciso primeiro arrasar com o nosso, já parco, bem estar, fazer-nos pagar (AINDA) mais IRS, aumentar o raio do IVA e, em consequência disso, o preço de quase tudo aquilo em que tocamos, continuar a insistir em enveredar por projectos megalómanos que, quando espremidos, acabam por nos fazer ver que a montanha pariu um rato, fazer de conta que estava a dar um bom exemplo a prescindir das suas reformas para, afinal, voltar a trás e roer a corda.

Mas agora pergunto eu ... e quem é que vai ficar cá a pagar a factura das argoladas que entretanto ele se entreteve a fazer ?? Os do costume, claro !!!!

O que me horroriza, neste e noutros governos com que já tivemos levar, é a impunidade com que exercem as suas funções ... prometem mundos e fundos nas campanhas, todos, sem excepção, ganham as eleições à conta dessas tretas, porque o povão, já desesperado, parece o burro atrás da cenoura e vai a correr, perseguindo as ilusões porque tem que acreditar nalguma coisa e depois é vê-los ... todos iguais. Chegam à cadeira do poder e olham todos para os papeis com o sobrolho franzido, abanam a cabeça, franzem de novo o sobrolho, abanam outra vez a cabeça e lançam a célebre frase «realmente, a situação do país é caótica...».

Mas digam-me lá por favor se sou eu que estou com os copos ou se é preciso um tipo ser Ministro, Secretário de Estado ou mesmo Deputado para ver que este país já passou o prazo de validade há muito tempo ... para ver que se continuam a revezar no poder partidos que passam a vida a dizer que a culpa é do outro ... assim até parece que não custa nada ... sim porque se continuam a esbanjar milhões a alimentar uma máquina estatal que já está mais ultrapassada que os cortes de cabelo do Marco Paulo, e não se vê nada a melhorar, antes pelo contrário.

E o pior é que olhando à volta as alternativas são todas tão credíveis como os milagres anunciados por algumas igrejas que nascem por ai como cogumelos ...

Por isso Sr, agora Ex, Ministro das Finanças, que a vida lhe seja leve, e deixe estar-se sossegadito que nós cá ficaremos todos com um sorriso estampado na fronha a pagar a factura das belas obras que decidiu edificar durante este tempo em que desfrutou deste brinquedinho que lhe puseram nas mãos ...

O meu muito obrigada pelo seu empenho e pelo carinho com que transformou a minha vida numa surpresa diária ... porque agora, quando vou pôr gasolina, nunca sei quanto é que vou pagar por ela não é ????

E há lá coisa melhor do que quebrar a monotonia na vida de um cidadão ????

Caracol Espantado

18 comentários:

armando s. sousa disse...

A rápida degradação dos governos actuais, sejam do PSD sejam do PS é uma situação que custará um elevado preço aos portugueses. Conclui-se com esta demissão que, já com Guterres foi a mesma coisa, que os Governos socialistas não gostam de ministros independentes.
A situação torna o seu quê de caricata, porque Campos e Cunha demite-se ou foi obrigado a demitir-se, no mesmo dia que a comissão europeia dá uma benesse de 3 anos para resolver o problema do déficit público.
Um abraço.

wind disse...

bom post! penso como tu é estúpido e ignóbel o que nos fazem! beijos

wind disse...

Caracolinha não consegues ir ao meu "WC" porque o apaguei:) Não tinha tempo para ele;) beijos

Mocho Falante disse...

Bem vindo ao mundo da dança das cadeiras, venha lá mais um para mais um Tacho que dá para um caldeirada para 600 pessoas

Abelhinha disse...

É o pais que temos

Abelhinha disse...

esqueci-me de te deixar um grande beijinho com muito mel

Vespinha disse...

Eu cá não sou de intrigas mas pelo que percebi,ele foi convidado a sair...

A situação choca mas não me espanta...
É que já são muitos governos P.S.e já se sabe o que a casa gasta!

Bába de vespinha habituada mas INCONFORMADA!

Isabel Magalhães disse...

Caracolinha,

assino em baixo! :):):)

Beijinhos noctívagos.

P.S. Eh pah! esta máquina é uma grande máquina. :)

Pitucha disse...

Isto vito à distância é ainda mais "divertido": um país que arde, que tem um governo assaz estranho (digam lá que o Freitas num governo PS não fica esquisito? De longe, pelo menos, fica!) e um ministro que se demite (é convidado a...? Essa ainda não tinha chegado aqui. E convidado porquê?
Pobre país!

Isabel Filipe disse...

Oi Caracolinha....

Claro que assino por baixo do teu texto....

tem um dia super....

Bjs

aDesenhar disse...

assinar este texto! é já a seguir...

nesta viragem de século ninguém se lembra de criar um novo tipo de político!

este modelo caducou...

Leonardo DaVinci se fosse vivo resolveria este grave problema político com a criação do "novo político" há imagem da formula divina 1,618.
tenho a certeza que estes ministros, com as medidas que têm, desde a cabeça aos pés, eram riscados dos esquissos do Mestre.

:)

Nilson Barcelli disse...

Não foi o Pessoa que disse: «primeiro estranha-se, depois entranha-se»?
Pois, eu já passei a fase do «estranha-se», em que tu pareces ainda estar.
Acho que não há nada a fazer. Vamos mesmo empobrecer e a viver cada vez pior.
Porquê?
Porque ninguém, NINGUÉM (sublinhado), quer mudar. Quando se fala em mudanças é sempre o outro que deve fazê-las.
Portugal atravessa uma crise de cultura. A sociedade está podre. O chicoespertismo nacional não é condenado, etc., etc..
O ministro é só mais um do imenso lote dos chico-espertos (reformas chorudas + ordenados) que fez o que devia (trabalho sujo, é certo) e que se vai embora porque tinha de ir (era previsível).
Nesta miséria em que caímos, as pessoas válidas, competentes e honestas estão fora do jogo, porque o sistem as impede de ascender a lugares importantes.
Já há uns anos que penso isto. agora, que vejo o país mais de longe, tenho maior convicção ainda do que disse.
Beijinhos

Sérgio Martins disse...

De facto os independentes nas listas socialistas sempre se deram muito mal. A sua "rebelde independência" acaba sempre... no olho da rua!
Boa viagem, !!!

CP disse...

O mocho falante é que tem razão. Mas cá para mim foi excesso de competência e falta de política.

requiescatinpacem disse...

eu conheço um monte de coisas para quebrar a monotonia!!

Dilbert disse...

Oi caracolinha :)
Eu já só penso em férias :) ... tudo o resto já me chateia :(
Comecei por escrever um comentário que já ia longo demais, só que era tão negativo que acabei por apagar e susbtituir por este... a ver se não vos contagio com a minha má disposição quando penso em politica e politicos :(
Uma boa tarde para ti caracolinha, beijokas e até já...

saltapocinhas disse...

Tens toda a razão do mundo...infelizmente!

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. Gagner a la roulette Fat lesbian stories Buy contact lens web acuvue