quinta-feira, junho 23, 2005

Quem Somos ????

O CARACOL terrestre é um molusco que pode ser encontrado em sítios tão variados como jardins, campos com vegetação, vinhas, debaixo de pedras, plantas e em muros e paredes de casas.

Em termos reprodutivos o CARACOL é hermafrodita, o que equivale a dizer que possuí os dois sexos, mas, independentemente dessa característica, os adultos acasalam (valha-nos isso !!!!). De cada par fecundado obtém-se uma dupla desova. O acasalamento e a desova ocorrem geralmente duas a quatro vezes em cada ano. A quantidade e tamanho dos ovos dependem da espécie e das condições ambientais.

Os CARACÓIS possuem uma «casa» em forma de espiral, onde todo o seu corpo se insere. Esta casca protege-o da chuva, do sol e do vento, mas também lhe permite respirar, uma vez que contém uma cavidade por onde passa o ar. 99% desta «casa» consiste em material mineral, essencialmente carbono de cálcio, constituindo um terço do peso total do CARACOL. Cresce com o próprio animal e, ao atingir a idade adulta, ganha um bordo mais rijo.

Os CARACÓIS Helix põem 50 a 80 ovos em cada postura com um diâmetro de aproximadamente 3 mm. Os Caracóis Achatina põem até 700 ovos de maior diâmetro, que chegam a atingir os 10 mm.

O CARACOL terrestre desenvolve-se bem em temperaturas que vão dos 18º aos 20º C, e com índices de humidade de 70 aos 80%, razão pela qual saem usualmente depois de chover.

Em condições ambientais normais estima-se que cada CARACOL da espécie Helix aspersa gera aproximadamente um kilo de CARACÓIS (cerca de 100 CARACÓIS). O peso médio de um CARACOL adulto desta espécie chega às 15 gramas e o tamanho da «casa» varia dos 1,5 mm até aos 50 mm de diâmetro. Os CARACÓIS Helix vivem entre 4 a 5 anos.

A sua velocidade de deslocação é, em média, de 4 a 10 metros por hora. A sua actividade é priviligiada em três períodos, durante a Primavera, Verão e Outono, nos quais se desenvolve e reproduz.

Fica feita a apresentação.

Caracol Pedagogo

4 comentários:

Mocho Falante disse...

Até para um Mocho a novidade foi enormer, a parte de serem hemofroditas é um nico estranho... Então para que servem as caracoletas??? LOL

Mocho Confundido

Caracolinha disse...

Pois é meu querido mocho ...

No tempo da Maria Rita, não havia tanto hermafrodita !!!!

LOL ~:o)

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Spyware and adware remover download Uggs boots ultra youth black Tab tote pill

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read »